Itaú (ITUB4) prevê elevação da Selic para 5% no final de 2021

O Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) anunciou nesta sexta-feira (26) ter elevado sua projeção da Selic para o final deste ano a 5,00%, enquanto a previsão anterior era de uma alta de 3,50% e de 5,00% em 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Para março deste ano, o Itaú estima que a Selic aumente 0,50 ponto percentual (p.p), ao passo que a última projeção para o período era de 0,25 p.p.

Com a extensão do auxílio emergencial, a “já frágil” sustentabilidade fiscal brasileira é prejudicada, o que eleva prêmio de risco local, explica o Itaú em relatório.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, “o cenário global também tem se mostrado potencialmente mais desafiador à medida que os mercados se ajustam à perspectiva de recuperação cíclica forte e possibilidade de retirada antecipada de estímulos por parte do banco central americano”.

O Itaú cita ainda que o Banco Central (BC) tem alertado que a trajetória fiscal cria uma assimetria altista no balanço de riscos.

”A antecipação busca conter os impactos que o aumento do prêmio de risco fiscal e/ou risco externo tem sobre a taxa de câmbio e, consequentemente, sobre a trajetória prospectiva de inflação. Sem aumento adicional de juros, a moeda brasileira sofreria depreciação, contribuindo para uma dinâmica de preços inconsistente com o cumprimento da meta de inflação”.

O relatório informa que uma razão para o aumento do ritmo de elevação dos juros é a inflação, que ainda é bastante pressionada no curto prazo, especialmente em razão do aumento de preços de commodities, apreciação cambial e da aceleração da inflação de bens em um cenário de maior utilização da capacidade da indústria, que contribui para maior repasse da alta de preços de insumos.

Vale ressaltar que o Boletim Focus, elaborado pelo BC e divulgado na última semana, trouxe que a mediana das previsões para a Selic neste ano foi de 3,50% para 3,75% ao ano. Há um mês, estava em 3,25%.

No caso de 2022, a projeção do Boletim Focus a taxa Selic permaneceu em 5,00% ao ano, ante 4,75% de mês antes. Para 2023, seguiu em 6,00%, mesmo patamar de quatro semanas atrás. Para 2024, permaneceu em 6,00%, igual a um mês atrás.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião