IRB Brasil (IRBR3) faz parceria com a B3 no setor de seguros

O IRB Brasil Resseguros  (IRBR3) fechou uma parceria com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) para desenvolver uma plataforma inédita no Brasil. Segundo documento enviado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta manhã, a ferramenta irá conectar corretores, seguradoras e resseguradoras em uma única rede e permitir que as operações, envolvendo contratos de seguros e resseguros, sejam realizadas através da internet.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A ferramenta, fruto da parceria entre IRB Brasil e B3, chegará ao mercado no ano que vem. A IRB informou que a plataforma é baseada na tecnologia blockchain e possibilitará concluir, em segundos, processos que, atualmente, podem levar meses.

“O projeto poderá estar sujeito à apreciação dos órgãos reguladores, a depender do desenvolvimento a ser realizado”, destacou a resseguradora.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O blockchain, que já é utilizado pelo mercado financeiro, foi criado em 2008. A tecnologia funciona como um livro de registro virtual “formado por uma rede incorruptível de blocos”. Essa estrutura não permite modificação das informações, além de oferecer criptografia segura para a troca, em grande volume, de ativos digitais, sem a necessidade de algum intermediário.

Com essa tecnologia no setor de seguros e resseguros, muitas negociações multilaterais poderão ser realizadas, com segurança, alta velocidade e oferta de informações precisas em tempo real, segundo informou a IRB em comunicado ao mercado.

Prejuízo da IRB Brasil em agosto

A IRB disponibilizou o relatório periódico mensal, com dados financeiros referentes ao mês de agosto, no dia 20 de outubro. A resseguradora apresentou um prejuízo de R$ 65,4 milhões no período em questão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg


De acordo com a empresa, caso fosse excluído o impacto dos negócios descontinuados, a IRB Brasil teria registrado um lucro líquido de R$ 73,8 milhões. A resseguradora informou que a divulgação atende às exigências do plano de contas exigido pelo órgão regulador e ressaltou que os dados presentes no relatório estão sujeitos a mudanças e não foram auditados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião