Irã ameaça aumentar enriquecimento de urânio em 20%

O governo do Irã ameaça aumentar o enriquecimento de urânio em 20% se os países não contornarem as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos. Dessa forma, a medida tem como impacto a violação do acordo nuclear firmado em 2015.

O aquecimento do urânio em 20% continua distante do necessário para produção de bomba atômica, de 90%. A ameaça foi feita nesta segunda-feira (8), pelo porta-voz da Organização do Irã para Energia Atômica, Behrouz Kamalvadi.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“A pressão máxima dos Estados Unidos sobre o Irã é a fonte da crise nuclear iraniana. Os fatos demonstram que a intimidação unilateral se torna cada dia mais perigosos e crises ainda mais importante”, disse o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Geng Shuang.

Por sua vez, o representante da Comissão Europeia disse que a Europa está preocupada. “Estamos extremamente preocupados pelos anúncios de que o Irã enriquecerá urânio além do limite previsto no acordo nuclear”, disse o porta-voz.

O acordo nuclear é feito pela:

  • União Europeia;
  • China;
  • França
  • Reino Unido;
  • e Rússia.

Os Estados Unidos fazia parte, no entanto, no ano passado decidiram deixar o acordo.

Irã x Estados Unidos

A disputa entre o Irã e os EUA tiveram inicio após o país norte-americano acusar o país persa de atacar navios petroleiros no golfo de Omã.

Após esse episódio, o Irã derrubou um drone de vigilância dos EUA. O país do Oriente Médio, afirma que a aeronave havia violado o espaço aéreo iraniano. Por sua vez, o país ameriano diz que não violou.

Saiba Mais: Donald Trump aplica novas sanções econômicas ao Irã

Dessa forma, os EUA iriam atacar militarmente ao país do Oriente Médio. No entanto, desistiram por acreditar que as consequências seriam desproporcionais. Porém, o país americano atacou ciberneticamente os computadores militares iranianos . Dessa forma, os computadores foram derrubados.

No dia 24 de junho, o presidente Donald Trump oficializou as novas sanções ao Irã. O presidente afirmou que não permitirá que o país persa tenha acesso a armas nucleares.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião