Donald Trump aplica novas sanções econômicas ao Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou na última segunda-feira (24), as novas sanções ao Irã. O presidente afirmou que não permitirá que o país do Oriente Médio tenha acesso a armas nucleares. O objetivo das novas medidas tem como o alvo o Líder do Supremo, aiatolá Ali Khamenei.

“Sanções impostas por meio de ordem executiva vão negar ao Líder Supremo [do Irã] e ao escritório do Líder Supremo, e àqueles intimamente ligados a ele e ao escritório, o acesso a recursos financeiros essenciais e apoio. O Irã nunca poderá ter uma arma nuclear“, disse Trump.

Conforme o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, as novas medidas tem como objetivo bloquear bilhões de dólares do país iraniano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Novas sanções

As novas medidas impostas ao Irã serão:

  1. limitar o desenvolvimento do programa nuclear do país;
  2. impedir o apoio do Irã a milicias árabes na região;
  3. impedir que autoridades iranianas utilizem o sistema bancário internacional ou qualquer instituição financeira europeia ou de outros países.

No entanto, os analistas americanos acreditam que os efeitos de bloqueio de instituição financeira terão efeitos mínimos no país. Conforme o jornal “The New York Times”, as autoridades iranianas não mantêm “ativos substanciais” em bancos internacionais.

Saiba Mais: Trump anuncia a aplicação de sanções “importantes” ao Irã

O presidente afirmou que faria um acordo com o Irã, mas não permitirá que o país tenha acesso a armas nucleares.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Disputa

Na última quinta-feira (20), o Irã derrubou um drone de vigilância dos Estados Unidos. As autoridades americanas e iranianas confirmaram a derrubada. No entanto, o país do Oriente Médio, afirma que a aeronave havia violado o espaço aéreo iraniano. Por sua vez o país americano diz que não violou.

Saiba Mais: Estados Unidos atacam sistemas de inteligência do Irã

Dessa forma, o Donald Trump anunciou ataque militar contra o Irã. Mas desistiu minutos antes por acreditar que as consequências seriam desproporcionais. No entanto, no mesmo dia, os EUA atacaram ciberneticamente o Irã, desligando os computadores responsáveis por lançamento de mísseis e foguetes.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião