IPO do Nubank terá listagem na B3; valor de mercado deve ir até US$ 70 bi, diz coluna

A oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) do Nubank deve acontecer a partir do fim de novembro e o banco digital deve ter um valor de mercado entre US$ 50 bilhões e US$ 70 bilhões, bem menor do que a expectativa do mercado de US$ 100 bilhões. O IPO acontecerá na Bolsa de Valores dos Estados Unidos, a Nasdaq, e no Brasil (B3), com o lançamento de Brazilian Depositary Receipts (BDRs). A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo.

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Segundo o veículo, como o Nubank optou por fazer listagem no exterior e lançamento de BDRs de forma simultânea, o cronograma foi impactado. Mas em algumas semanas o prospecto do banco digital deve se tornar público no órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, a SEC.

Com o valor de mercado acima de US$ 50 bilhões, a fintech desbanca os bancos tradicionais brasileiros listados nos EUA. O Itaú (ITUB4) é avaliado em US$ 42 bilhões e o Bradesco (BBDC4) vale US$ 34 bilhões.

Os bancos coordenadores, como Morgan Stanley, Citi e Goldman Sachs, avaliam que o tamanho da oferta deva ficar ao redor de US$ 3 bilhões.

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Às vésperas do IPO, Nubank tem lucro de R$ 76 milhões no Brasil

A operação do Nubank no Brasil registrou lucro líquido de R$ 76 milhões no primeiro semestre de 2021 no Brasil, revertendo prejuízo líquido de R$ 95 milhões apurado em igual período do ano passado. O resultado consiste no primeiro lucro da história da fintech, que já prepara a oferta.

O banco digital encerrou junho com mais de 41 milhões de clientes no Brasil, marca 25% superior à atingida no semestre anterior e 60% maior no últimos 12 meses. Na média, o Nubank captou mais de 40 mil novos clientes por dia.

As receitas de intermediação financeira da fintech no Brasil atingiram aproximadamente cerca de R$ 4 bilhões no primeiro semestre deste ano, um aumento de 91% em relação ao relação ao mesmo período de 2020. O resultado chegou a R$ 1,8 bilhão nos primeiros seis meses de 2021, um crescimento de 98% em comparação com o ano anterior.

“O fato de o resultado de intermediação financeira ter crescido em um ritmo superior ao das receitas de intermediação financeira significa que a nossa margem segue expandindo”, ressaltou Guilherme Lago, CFO do Nubank. O indicador passou de 45% para 47% do primeiro semestre de 2020 para o primeiro semestre de 2021.

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Poliana Santos

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