IPCA-15, PIB dos EUA, Índices de confiança: Veja os principais eventos da semana

A última semana cheia de maio trará novos dados sobre a inflação brasileira, tema que vem preocupando os investidores e mexeu com a confiança da condução da política monetária do Banco Central.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) será conhecido na terça-feira e dará uma indicação se a desaceleração vista em abril seguiu no começo de maio. No último dia da semana, a FGV publicará o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel. Na prévia publicada semana passada, o índice mostrou salto de 3,8%, acelerando para 36,7% no ano.

Também no mercado doméstico, o mercado receberá os índices de confiança medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que mede a percepção da economia atual e futura dos consumidores, indústrias e construção, e os dados de desemprego.

Na bolsa, a Rede D’Or irá precificar sua oferta subsequente (follow-on) com objetivo de captar quase R$ 7 bilhões para usar para adquirir concorrentes e consolidar sua posição no mercado.

O principal dado no exterior será a nova prévia do PIB dos EUA do primeiro trimestre. Na primeira leitura, no final de abril, a economia norte-americana expandiu a um ritmo de 6,4%, segundo dados anualizados.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Veja abaixo a agenda dos principais eventos que mexerão com o mercado na próxima semana:

Segunda-feira, 24/5:

  • 8h25 – Boletim Focus

Terça-feira, 25/5:

  • Dia – CEO Conference (BTG Pactual)
  • Manhã – Sondagem do Consumidor (FGV)
  • 9h00 – IPCA-15

Quarta-feira, 26/5:

  • Manhã – Sondagem da Construção (FGV)
  • Após fechamento do mercado – Precificação do follow-on da Rede D’Or (RDOR3)

Quinta-feira, 27/5:

  • Manhã – Sondagem da Indústria (FGV)
  • 9h00 – PNAD Contínua com dados do mercado de trabalho (IBGE)
  • 9h30 – Prévia do PIB dos EUA
  • 15h00 – Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)

Sexta-feira, 28/5:

  • Manhã – Sondagem do Consumidor (FGV)
  • Manhã – IGP-M (FGV)

Veja também a Agenda de Dividendos e o calendário com datas de rendimentos e emissões de fundos imobiliários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

CPI da Pandemia

Na agenda política, a CPI da Pandemia a quarta-feira deverá ser um dia decisivo. Serão votados centenas de requerimentos de requisição de dados, quebra de sigilos e convocação de testemunhas. Segundo a Agência Senado, entre as pessoas que podem ser convocadas estão nove ministros: Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa e ex-Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil e ex-Secretaria de Governo), Carlos Alberto Franco França (Relações Exteriores), Anderson Torres (Justiça), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Damares Regina Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Marcelo Queiroga (Saúde), que já depôs à CPI, mas pode ser reconvocado.

Também poderá ser apreciada a convocação do empresário Carlos Wizard, apontado como integrante de um suposto conselho paralelo de saúde.

Um dia antes, na terça-feira (26/5), a CPI ouvirá a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião