“Quero investir no exterior. Vale a pena comprar ETFs internacionais?” Seu Consultor Responde

Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, sobre investir no exterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Estou pensando em diversificar globalmente meu portfólio, mas ainda não sei qual é a melhor maneira de fazer isso. Faz sentido investir em ETFs internacionais, como o IVVB11 ou o VOO?”

Seu Consultor Responde

Caro leitor,

Primeiramente, é necessário explicar que o ETF IVVB11 é negociado no Brasil e replica o índice S&P500 em reais. O ETF VOO, por sua vez, também replica o S&P500, mas suas cotas são negociadas apenas nos Estados Unidos.

Então é importante olhar essa questão por alguns aspectos. Se estivermos pensando no aspecto da simplificação e da participação na bolsa dos Estados Unidos, o ETF direto à disposição no Brasil, no caso o IVVB11, é um instrumento fácil.

Você compra as cotas desse fundo na própria corretora na qual você já tem conta aqui no Brasil e garante exposição tanto à oscilação do dólar quanto à da própria bolsa norte-americana.

Por outro lado, se você quer ter exposição direta aos Estados Unidos, se você quer ter uma conta lá fora, o VOO pode ser uma opção. Ele tem um custo extremamente baixo e é uma maneira acessível de você iniciar seus investimentos no exterior.

Então, vai depender do que você está buscando. Se você quer uma exposição internacional mais simplificada, vale optar pelo IVVB11. Agora, se você quer ter seu patrimônio no exterior, quer mudar a jurisdição, aí faz sentido você abrir conta em alguma corretora que tenha exposição nos Estados Unidos e comprar um ETF como o VOO por lá.

– Renan Bonini, consultor na Suno Consultoria.

Ficou interessado em investir no exterior? A Suno Consultoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Então clique aqui para entrar em contato com os nossos profissionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Seu Consultor Responde

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno