Número de influenciadores de investimentos cai, mas engajamento aumenta, revela Anbima

O número de influenciadores de finanças e investimentos recuou, mas o engajamento dos perfis teve um aumento considerável, revelam dados publicados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Na primeira edição do levantamento, eram 266 influenciadores de investimentos, que aumentaram para 277 na seguinte, mas caíram para 255 na atual, a terceira edição.

Os dados mostram que 26,3% dos influenciadores falam sobre moedas, sendo o ativo mais abordado dentre os perfis. Logo atrás, aparece:

  • Criptomoedas: 23,4%
  • Ações: 21,9%
  • Dividendos: 12,9%
  • Fundos Imobiliários: 5,5%
  • Commodities: 2,9%
  • Poupança: 1,6%
  • Tesouro Direto: 1,3%
  • CDI: 1,2%

O levantamento foi feito de 1º de janeiro a 30 de junho de 2022, com base em 188,1 mil publicações no YouTube, Twitter, Instagram e Facebook.

No total, são 94,1 milhões acompanhando todos os influenciadores, com 19% a mais de interações – representando o engajamento das publicações.

No total, foram 1,3 mil interações diárias no recorte analisado pela Anbima.

O Twitter continuou sendo a rede social mais usada pelos influenciadores, sendo responsável por 66,2% das publicações. Em seguida, as mídias sociais mais usadas são o Instagram (13,4%), o YouTube (11%) e o Facebook (9,5%).

Contudo, em termos de engajamento, o YouTube segue como líder absoluto.

O TikTok, por sua vez, é o destaque em termos de crescimento, com pouco mais de 114% de alta no número de publicações marcadas como relativas ao mundo dos investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Quem são os influenciadores mais acompanhados

No ranking da edição passada do FinFluence, a Anbima elegeu o Economista Sincero (Charles Mendlowicz) como o Top 1 do ranking de maiores influenciadores do mundo de investimentos e finanças.

Na lista, também consta o Chairman e Fundador do Grupo Suno, Tiago Reis, como 7º colocado:

  1. Economista Sincero
  2. Nathália Arcuri
  3. Bruno Perini
  4. Me Poupe!
  5. O Primo Rico
  6. Gustavo Cerbasi
  7. Tiago Reis
  8. Ports Trader
  9. Café com Ferri
  10. Nath Finanças

Suno Notícias também foi citado no relatório como um destaque do levantamento.

“O maior grupo temático identificado, que representa cerca de 32% da rede, traz dicas sobre os melhores tipos de investimentos e como investir na prática. Os conteúdos variam de seleções dos melhores ativos em determinado período, passando por recomendações do que fazer com os investimentos em momentos de oscilação do mercado. O grupo tem forte presença de produtores de conteúdo (O Primo Rico e Economista Sincero) e portais especializados (InvestNews BR e Suno Notícias)”, consta no documento.

Nos dados, à época, somente o canal do YouTube mostrava um crescimento de quase 70%. Atualmente, o Instagram do portal de notícias também soma cerca de meio milhão de seguidores.

“Os influenciadores que mais falam sobre produtos ou serviços são portais especializados, produtores de conteúdo e analistas”, diz a Anbima.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião