Imposto de Renda 2023: Receita bate o martelo e define data para entrega das declarações; confira

A Receita Federal bateu o martelo e definiu o período de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023. Segundo informações divulgadas nesta terça (14), os contribuintes terão que prestar contas com o Leão no período entre 15 de março e 31 de maio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Tradicionalmente, a entrega da declaração do Imposto de Renda começa no início de março. Porém, segundo o órgão, essa alteração para o meio do mês tem como objetivo permitir com que os contribuintes contem com os benefícios da declaração pré-preenchida desde o início do prazo.

“Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para consolidação dos dados. A pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”, explicou o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, em comunicado à imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Imposto de Renda 2023: Documentos necessários

De forma geral, a lista de documentos do Imposto de Renda contempla os seguintes dados:

  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Título de eleitor
  • Número da conta e da agência bancária para o recebimento da restituição
  • Informações dos dependentes e do companheiro (a), caso haja: Nome completo, CPF e data de nascimento.

Caso o contribuinte tenha feito a declaração em 2022, é necessário informar o número do documento.

Uma das exigências da Receita Federal é que os contribuintes informem o CPF de todos os dependentes, de qualquer idade. Caso o dependente não possua o documento, a solicitação desse cadastro deverá ser realizada nas agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Além desses documentos básicos, o contribuinte precisará de informações pessoais, como os comprovantes de renda, que variam conforme cada caso (trabalhador CLT, MEI, aposentados e pensionistas).

Investimentos em renda variável, compra e venda de bens de valor como carros e imóveis e financiamentos também devem estar presentes na declaração do Imposto de Renda 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião