Imposto de Renda 2023: Como não cair em golpes na hora da declaração?

Com a temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 aberta, criminosos usam esse compromisso dos contribuintes para tentar aplicar golpes. Por isso, é necessário redobrar os cuidados e desconfiar de qualquer benefício fácil pelo caminho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

De acordo com a Receita Federal, um dos golpes recorrentes é o envio de mensagens falsas com cobranças sobre a prestação de contas. “Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais”, ressalta o órgão.

Para evitar cair em golpes no Imposto de Renda 2023, a Receita reforça que não envia nenhum link para o contribuinte. Caso haja alguma pendência nas informações, a pessoa deve entrar no sistema do órgão para conferir o caso.

“Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda”, diz o órgão em comunicado à imprensa.

Além disso, a Receita compartilha três dicas para evitar qualquer dor de cabeça na hora do IR 2023

  • não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  • não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”; e
  • excluir imediatamente a mensagem.

Outra tática dos criminosos é enviar boletos e cartas aos contribuintes em nome da Receita, coisas que o órgão não faz.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Imposto de Renda: Informações importantes

O prazo do Imposto de Renda 2023 se encerra no dia 31 de maio.

O time da Suno Research preparou um guia completo de como declarar o Imposto de Renda 2023, com todos os detalhes sobre como informar ações, fundos imobiliários e proventos ao Leão. Clique e acesse já!

Segundo as informações divulgadas pela Receita Federal, o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023 está dividido da seguinte forma:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro;

Neste ano, houve uma mudança na fila da restituição. Agora, os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e escolherem receber a restituição via Pix (com a chave CPF) “furam a fila”. Dessa forma, a fila dos lotes de restituição do IR 2023 ficou da seguinte forma:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
  • Demais contribuintes.

Uma das principais novidades do Imposto de Renda 2023 é que nem todas as operações na bolsa de valores obrigam o investidor a declarar seus dados à Receita. Apenas quem vendeu acima de R$ 40 mil em ações ou teve algum ganho (lucro) acima do limite de isenção (R$ 20 mil por mês) será obrigado a declarar os investimentos em ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião