Imposto de Renda: como saber quando vou receber a restituição?

A Receita Federal realizou nesta sexta-feira (28) o pagamento de R$ 8,5 bilhões referentes ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Distribuído para 5,7 milhões de contribuintes, o montante foi pago cerca de um mês após o primeiro lote, cujo pagamento ocorreu no dia 31 de maio. No total, as restituições ocorrerão em cinco lotes. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

A distribuição do segundo lote da restituição do IR 2024 foi destinada para contribuintes prioritários, sendo eles: 

  • 140.360 idosos acima de 80 anos;
  • 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.812.767 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Além dos dois primeiros lotes já distribuídos, a Receita Federal já informou as datas dos pagamentos seguintes. O terceiro lote será distribuído em 31 de julho, enquanto o quarto pagamento ocorrerá em 30 de agosto e a distribuição remanescente será feita em 30 de setembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A consulta da restituição do imposto de renda pode ser feita por meio do site da Receita Federal, na aba “Consultar a Restituição. É necessário informar somente o número do CPF do contribuinte e a data de nascimento, além de selecionar “2024” como ano de exercício. 

Caso o valor já esteja disponível, o contribuinte poderá conferir em qual dos lotes o pagamento ocorreu (primeiro ou segundo) e verá também a data do pagamento. No entanto, é possível encontrar também uma mensagem relacionada com “em fila de restituição”. Neste caso, o pagamento será realizado em um dos lotes seguintes. 

Caso o contribuinte não tenha direito a receber a restituição do imposto de renda, o site da Receita Federal disponibilizará uma mensagem de “saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir”. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno