Imposto de Renda: reforma está no foco do governo, mas tem ‘timing’ adequado, diz Appy

O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, afirmou nesta terça-feira (13) que a reforma do Imposto de Renda está no foco do governo, mas que há um “timing” adequado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“Começa agora com a reforma sobre consumo e depois se faz a de renda”, disse Appy, em participação no Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Appy defendeu em seguida que há, no Brasil, espaço para aumentar a tributação da renda sem gerar distorções. “Isso pode ser usado para desonerar a folha e o consumo”, emendou. “Pode ser usado para desonerar a folha também, eu pessoalmente até prefiro isso.”

Restituição Imposto de Renda 2023: Consulta do 2º lote inicia no dia 23; veja data de pagamento

A partir do dia 23 de junho, os contribuintes do Imposto de Renda 2023 poderão consultar o site oficial da Receita Federal para conferir se estão na lista do segundo lote da restituição. De acordo com a RF, o pagamento será feito no dia 30 de junho.

O primeiro lote de pagamentos do Imposto de Renda aconteceu em 23 de maio e beneficiou cerca de 4,4 milhões de brasileiros, além de ter batido o recorde de ser o maior valor já pago em um lote de restituição: R$ 7,5 bilhões.

Ainda não foi confirmado se o segundo lote de pagamentos será apenas para as categorias de prioridade ou se incluirá os demais contribuintes. Esse é o primeiro ano em que as pessoas puderam optar por receber a restituição via Pix e muitos também usaram a declaração pré-preenchida. Essas duas opções entraram para a lista de prioridades da restituição.

O restituição do IR 2023 ainda terá mais três lotes, totalizando cinco datas no calendário. Para saber se a próxima será a sua vez de receber, a consulta será liberada oficialmente no dia 23, às 10 horas.

Para consultar, o contribuinte deve:

  1. Acessar o site da Receita Federal (gov.br/receitafederal/);
  2. Ir em “Meu Imposto de Renda”;
  3. Clicar em “Consultar Restituição”;
  4. Informar os dados pessoais solicitados e consultar se está incluso na próxima restituição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2023

É importante que os contribuintes estejam atualizados sobre o calendário, assim como utilizem a consulta para garantir que todas as suas informações da declaração estejam corretas e não tenha problemas desnecessários.

Abaixo, você confere o calendário de restituição do IR 2023:

  • 1º Lote: Pago em 31 de maio
  • 2º Lote: 30 de junho
  • 3º Lote: 31 de julho
  • 4º Lote: 31 de agosto
  • 5º Lote: 29 de setembro

Mesmo que não vá receber no próximo lote de restituição, a consulta é importante pois indica a situação da sua declaração. Em alguns casos, podem aparecer status como:

  • “Com pendências”, o que significa que o contribuinte deve preencher o que falta;
  • Não entregue, que indica que o contribuinte não entregou o documento;
  • Retificada, quando houve substituição da anterior por uma retificadora;
  • Cancelada, caso o contribuinte ou a administração tributária cancelaram a declaração.

Nesses caso, é importante garantir que os dados informados no seu Imposto de Renda 2023 estejam corretos ou sejam corrigidos o mais rápido possível, para não “sujar seu nome” ou cair na malha fina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Com Estadão Conteúdo

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião