Imposto de Renda: Consulta do 2º lote de restituição é aberto; veja pagamento e datas

Nesta sexta-feira (21), às 10h, foi aberta a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2024.

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Conforme os dados da Receita Federal, 5,75 milhões de contribuintes poderão consultar. Nesse lote, o órgão incluiu também cerca de 250 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. Esse lote de restituição do Imposto de Renda também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Conforme o levantamento da Receita Federal, no total serão 5.755.667 que receberão uma cifra de R$ 8,5 bilhões em restituição do Imposto de Renda.

Deste total, R$ 8.233.033.666,30 referem-se aos contribuintes que têm prioridade, sendo 140.360 idosos acima de 80 anos, 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos, 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Também são 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério e 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade mas optaram pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via Pix.

Esse valor vai para contribuintes com prioridade no reembolso, que inclui quem foi afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Os residentes do RS que declararam na última semana de maio ou regularizaram a declaração em junho entraram na lista de prioridades.

Em maio, 886 mil contribuintes do RS já receberam R$ 1 bilhão em restituição, em uma cifra que inclui a restituição de exercícios anteriores.

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Pagamento e como consultar lote de restituição do Imposto de Renda

A consulta do lote de restituição sempre pode ser feito na página da Receita Federal ou no aplicativo.

O contribuinte precisa acessar a aba “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no clicar em “Consultar a Restituição”.

O pagamento da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 28 de junho, na conta ou chave Pix do tipo CPF que foi informada no documento da declaração.

Na eventualidade de o contribuinte não estar na lista, basta entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.

Em caso de pendência, basta enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, o valor ainda fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se ainda assim esse valor referente à restituição do Imposto de Renda não for resgatado, é possível solicitar via e-CAC. Basta acessar a aba “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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Eduardo Vargas

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