AGENDA

iFood: falsa promoção induz usuários do Facebook a mudarem sobrenome

iFood: falsa promoção induz usuários do Facebook a mudarem sobrenome
iFood reporta alta de 30% no número de estabelecimentos cadastrados

Diversos usuários da rede social Facebook estão alterando seus sobrenomes para “iFood” na plataforma. O fato ocorre devido à falsa informação de que ao mudar o sobrenome, os consumidores ganharão cupom de desconto de R$ 42 no aplicativo de entrega de comida.

Pelo regulamento de segurança do Facebook, após a alteração do nome e/ou sobrenome, o usuário deve aguardar ao menos 60 dias até realizar uma nova mudança. Assim, o consumidor é induzido a ter o sobrenome “iFood“.

“O iFood esclarece que o conteúdo divulgado em redes sociais é falso. Como procedimento padrão de segurança, a empresa realizou testes e confirmou que o método não funciona”, afirmou a empresa ao portal “TechTudo”.

“O iFood reforça que todas as promoções são sempre divulgadas pelos canais oficiais da empresa, ou seja, redes sociais, aplicativo e SMS. E são acompanhadas por regulamentos com regras e condições claras de funcionamento”, completou a companhia.

Fake news do iFood

A falsa promoção está sendo difundida no próprio Facebook, por meio de compartilhamentos. Não há um único padrão de texto com as falsas informações para obter cupom de R$ 42.

Confira abaixo duas versões da falsa promoção:

ifood
Fonte: Facebook.

 

ifood
Fonte: Facebook.

Saiba mais – iFood inicia testes de entrega por meio de drones e patinetes elétricos

Em geral, os textos prometem 3 cupons de R$ 42 para o consumidor que seguir as regras listadas.

Segundo as publicações, basta o usuário alterar o sobrenome em “configurações”. Então, o mesmo deve fazer login no aplicativo de comida com a conta do Facebook, e realizar o pedido.

Os textos compartilhados não informam aos usuários que, após a mudança no nome da rede social, é necessário esperar 60 dias para poder mudar novamente. Inclusive, o último passo listado é a troca.

O objetivo da “corrente” seria pregar uma peça nos usuários desatentos. Assim, eles ficam com “iFood” no sobrenome da rede social pelo período de dois meses.

Tags
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião

Manual 10 passos essenciais para se tornar um investidor de sucesso. Baixe Grátis!

Baixar agora!