Ibovespa inverte e avança 1,2% antes da votação da PEC Emergencial

O Ibovespa inverteu o sentido e opera no azul na tarde desta terça-feira (9), procurando se recuperar do “efeito Lula” do último pregão. O mercado abriu em queda, mas o bom humor estrangeiro e informações sobre a PEC Emergencial empurram o índice para cima, que flerta com os 112 mil pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 13h50, o Ibovespa subia 1,2%, para 111.936 pontos. Em relatório divulgado ao mercado, a XP Investimentos disse que a maior polarização em um eventual confronto entre Lula e Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022 pode reacender a chama populista no Brasil, acarretando em menores reformas.

De acordo com os analistas da corretora, com o abandono da agenda liberal e o temor pela situação fiscal do País, o risco Brasil sobe. Com isso, os investimentos de estrangeiros por aqui passa a ser dificultado. Desde o dia 19 de fevereiro, quando Bolsonaro demitiu o presidente da Petrobras (PETR4), já saíram de forma líquida R$ 15 bilhões de estrangeiros da Bolsa brasileira.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por outro lado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial — também responsável pela queda de ontem — traz um alívio aos investidores. O relator da PEC da Câmara, deputado Daniel Freitas, deve manter o projeto da mesma forma com que veio do Senado, sem as mudanças de desidratação sugeridas por Bolsonaro.

Nesta manhã também foi divulgado o volume de serviços pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor cresceu 0,6% de dezembro para janeiro, sendo que a expectativa era por um avanço de 0,01%, segundo a Refinitiv.

“Apesar da alta, o índice de serviços apresentou uma desaceleração no mês de janeiro. Nossa perspectiva para os próximos meses ainda é negativa dados o avanço da pandemia e o aumento nas restrições de mobilidade, impactando diretamente serviços de transporte e prestados a famílias”, diz Felipe Sichel, estrategista-chefe do Modalmais.

Também colaboram para um movimento positivo no pregão as bolsas norte-americanas. Após a queda na última segunda, a Nasdaq sobe 3,45%, superando os 13 mil pontos. O S&P 500, por sua vez, sobe 1,85% próximo dos 4 mil pontos, após a leve queda no rendimento das Treasuries.

O que sobe e o que cai no Ibovespa

  • Minerva (BEEF3) dispara 6,24%, seguindo o bom momento das empresas do setor. BRF (BRFS3) avança 5,37%;
  • PetroRio (PRIO3) avança 4,73%, enquanto o barril de petróleo Brent ainda negocia próximo de US$ 70;
  • Braskem (BRKM5) sobe 3,61%. O resultado do quarto trimestre será divulgado amanhã (10);
  • Cosan (CSNA3) recua 2,27%, ajustando o preço de mercado após incorporar as ações da Cosan Logística em uma reorganização societária;
  • Bradespar (BRAP4) e Vale (VALE3) caem 2,18% e 1,38%, respectivamente, após queda de 10% do minério de ferro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Última cotação

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma baixa de 3,98%, a 110.611,58 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião