Ibovespa opera em queda com coronavírus e Boletim Focus no radar

O Ibovespa inicia a semana em queda com o coronavírus e seu desdobramento na economia brasileira e chinesa no radar.

Por volta das 10h20, nesta segunda-feira (10), o Ibovespa variava negativamente a 0,39%, a 113.327,67 pontos. As notícias sobre a rápida disseminação do vírus têm impactado o mercado nacional e internacional.

Era esperado que as empresas chinesas retornassem as atividades nesta segunda, no entanto, devido ao aumento de infectados, as companhias tiveram de adiar o dia do retorno.

Além disso, outros assuntos que movimentam o mercado: número de morte na China pelo vírus sobe para 910, previsão da inflação no Brasil para este ano cai, estimativa de crescimento do PIB do País é reduzida pelo J.P. Morgan, em decorrência da epidemia.

Coronavírus

O número de mortes confirmadas na China pelo coronavírus subiu nesta segunda para 910. Ao todo, são 41.171 mil casos confirmados de infectados pelo novo vírus e ao menos 1.540 pessoas recuperadas. A informação foi divulgada pela Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

Saiba Mais: Coronavírus: número de mortes na China sobe para 910

O Brasil passou de oito casos suspeitos da epidemia para 11, conforme o Ministério da Saúde. De acordo com o governo, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento. No mundo foram confirmados 320 casos de coronavírus em cerca de 30 países.

A China teve de adiar a volta completa dos trabalhadores por conta da epidemia . Era esperado que as empresas voltassem a funcionar após ficarem paralisadas desde o dia 24 de aneiro deste ano.

Boletim Focus

A expectativa pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano, segundo o Boletim Focus, caiu pela sexta semana consecutiva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

De acordo com os especialistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro, consultados pelo Banco Central (BC), para a realização do Boletim Focus, IPCA de 2020 será de 3,25%. Na última semana, a estimativa era de 3,40%.

Sendo assim, a inflação permanece abaixo da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2020, de 4%. A meta tem uma tolerância de 1,5 ponto percentual, podendo ir de 2,5% até 5,5%.

Previsão de corte no PIB do Brasil

O banco norte-americano J.P Morgan cortou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2% para 1,9% neste ano. De acordo com a instituição financeira, a redução é por causa da rápida disseminação do coronavírus e seus efeitos na economia chinesa.

Saiba Mais: Coronavírus: J.P. Morgan reduz previsão de PIB do Brasil por conta da epidemia

Para este ano, o banco cortou também o índice que mede a inflação (IPCA) de 3,7% para 3,4%, devido a recuperação mais lenta provocada pela queda dos preços internacionais das commodities por causa da economia chinesa mais fraca com o surto da doença.

Apesar da redução para este ano, as projeções para 2021 são positivas. O banco elevou a estimativa de 2,2% para 2,4% da economia brasileira.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (7), o Ibovespa encerrou o pregão em queda de 1,23%, a 113.769,14.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião