Balanços da semana

Ibovespa: Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) sobem com cena externa e CMN

As ações do setor bancário se destacam e puxam a alta do Ibovespa, o principal índice acionário da bolsa de valores de São Paulo (B3) nesta segunda-feira (6).

Próximo das 12h00 (de Brasília), as ações do Itaú Unibanco (ITUB4) e do Bradesco (BBDC4) sobem 8,37%, a R$ 22,39 e 10,41%, cotadas a R$ 21,21, respectivamente. O Ibovespa tinha alta de 7,39%, aos 74.674 pontos.

O mercado acionário brasileiro acompanha o bom humor internacional, com medidas de combate a crise do coronavírus (covid-19) sendo bem recebidas pelos agentes.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

“O último fim de semana trouxe uma trégua nas notícias negativas e começamos a enxergar (ainda que bem tímida) uma luz no fim do túnel. Itália e Espanha, dois países cuja taxa de mortalidade do coronavírus tem se mostrado elevada, mostraram o menor número de óbitos das últimas duas semana”, disse Matheus Soares, analista da Rico Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“O presidente Donald Trump disse que já vê sinais de que a pandemia está começando a se estabilizar e muitos especialistas já começam a acreditar em uma reabertura da economia americana até o final de abril ou início de maio”, completou o analista.

Além disso, no Brasil, as medidas anunciadas por órgãos estatais também ajudam o índice a ficar positivo neste início de semana.

Bancos sobem no Ibovespa após decisão do CMN

Os agentes do mercado viram como positivo a medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) que comunicou, nesta segunda que a distribuição de dividendos e o aumento da remuneração de administradores das instituições financeiras, e das demais instituições autorizadas a operar pelo Banco Central, estão vedadas temporariamente.

Veja também: XP muda três ações em carteira semanal recomendada

A medida é mais uma da linha adotada pelo BC para diminuir os impactos do coronavírus (Covid-19) na economia.

O BC informou que o objetivo principal com a medida é “evitar o consumo de recursos importantes para a manutenção do crédito e para a eventual absorção de perdas futuras”.

Dessa forma, há a esperança que os bancos reinvistam o capital nos próprios negócios, o que impulsiona o Ibovespa.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião