Ibovespa cai a 112,8 mil pontos; Cielo (CIEL3), MRV (MRVE3) e Bradesco (BBDC4) sobem

O Ibovespa opera queda de 0,58%, aos 112.868 pontos, por volta das 11h. O mercado brasileiro segue em linha com as bolsas europeias norte-americanas, com o S&P 500 caindo 0,83%, enquanto a Nasdaq sobe 1,06%.

Ambev (ABEV3) no radar e Lula no JN; Saiba mais!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Entre os principais destaques de alta do Ibovespa hoje está a Cielo (CIEL3), com uma variação de +5,70%. Além disso, a MRV (MRVE3) sobe 1,37%, enquanto o Bradesco (BBDC4) tem uma valorização de 1,28%.

Entre as quedas, alguns dos destaques são a Usiminas (USIM5), com uma baixa de 4,41%, CSN (CSNA3), que cai 2,57%, e Via (VIIA3), que recua 2,35%, enquanto a Gol (GOLL4) tem uma queda de 2,35%.

Notícias que movimentam o Ibovespa hoje

  • Ministério Público e Vale aditam acordo para aprimoramento da segurança de barragens
  • Petrobras reduz em 10,4% preços de venda do querosene de aviação
  • Minério de ferro tem melhor desempenho semanal em 1 mês

Ministério Público e Vale aditam acordo para aprimoramento da segurança de barragens

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) firmaram um aditamento a termos de compromisso com a Vale, uma das principais empresas na composição do Ibovespa.

O objetivo é a adequação dos trabalhos das equipes independentes que estão avaliando a estabilidade das 89 barragens de mineração da Vale.

As equipes independentes devem verificar as estruturas que vão precisar seguir o plano de acompanhamento de forma mais rígida quanto às condições de segurança, mesmo que elas sejam barragens construídas com alguma metodologia diferente da que era utilizada na barragem de Brumadinho.

Depois do rompimento da barragem de Brumadinho, que aconteceu no ano de 2019, a Vale, por meio da assinatura de vários termos de compromisso com os Ministérios Públicos federal e estadual, definiu algumas obrigações na parte de segurança de suas barragens.

No entanto, os Ministérios Públicos viram atrasos na entrega de alguns relatórios que foram produzidos por auditorias técnicas independentes, ou então não tinham a devida caracterização das condições reais de estabilidade destas barragens.

A Vale se comprometeu a seguir as regras estabelecidas no termo de compromisso de descaracterização quanto às barragens que estiverem mais instáveis, por meio de um novo aditivo.

Petrobras reduz em 10,4% preços de venda do querosene de aviação

A Petrobras anunciou que no próximo dia 1º de setembro, vai ajustar os preços de querosene de aviação (QAV).

O preço do querosene de aviação vai ter uma redução de 10,4% em seus preços de venda para as distribuidoras. Esta é a segunda baixa consecutiva nos preços, já que diminuiu 2,6% no começo do mês de agosto.

A Petrobras destacou em comunicado que “conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras”.

A Petrobras ainda completou que “os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Minério de ferro tem melhor desempenho semanal em 1 mês

Um dos assuntos relevantes para a cotação do Ibovespa hoje é o preço do minério de ferro, que apresentou seu melhor desempenho semanal na China em 1 mês.

A alta na cotação do minério de ferro veio com o aumento das compras de siderúrgicas, que aconteceram em meio aos baixos níveis dos estoques, assim como a espera de uma melhor demanda pelo usuário final quando se tiver melhores condições climáticas.

O minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange para janeiro terminou as negociações em alta de 3%, cotado a 735 iuanes a tonelada, o que representa US$ 107,10. Na semana, a valorização da commodity foi de 6,4%.

Já no contrato mais negociado da Bolsa de Cingapura se observou uma alta de 2,5%, registrando 105,60 dólares a tonelada.

Maiores altas do Ibovespa

Por volta das 11h, as 5 maiores altas do Ibovespa eram:

  • CIEL3: +5,70%
  • ALPA4: +3,01%
  • PCAR3; +2,46%
  • MRVE3: +1,37%
  • BBDC4: +1,28%

Maiores baixas do Ibovespa

Por volta das 11h, as maiores baixas do Ibovespa eram:

  • USIM5: -4,41%
  • NTCO3: -3,19%
  • CSNA3: -2,57%
  • VIIA3: -2,37%
  • GOLL4: -2,35%

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (25) em alta de 0,56%, aos 113.532 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião