Ibovespa ameniza perdas e fecha em queda de 0,32% de olho no fiscal

Em dia volátil para o Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) encerrou o pregão desta quarta-feira (3) em queda de 0,32%, a 111.183,95 pontos, em meio a preocupações com a situação fiscal e sanitária brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O mercado hoje acordou mau humor após a notícia, na noite de terça-feira (3), de que quatro conselheiros informaram a Petrobras (PETR4) que não pretendem ser reconduzidos ao colegiado na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE). No período da manhã, o Ibovespa chegou a recuar quase 0,3%.

A saída dos conselheiros acontece após a decisão do presidente Jair Bolsonaro indicar o general Joaquim Silva e Luna no comando da Petrobras para o lugar de Roberto Castello Branco por críticas à política de preços da petroleira. O mandato de Castello Branco acaba em 20 de março. A troca foi interpretada pelo mercado como interferência do governo na estatal.

  • PETR3: -4,29% – R$ 20,97
  • PETR4: -3,69% – R$ 21,19

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Contribuindo também para o dia negativo do Ibovespa, estiveram os rumores sobre uma possível retirada do Bolsa Família do teto de gastos por meio da PEC Emergencial. O movimento levou o mercado a dar um “recado para Brasília”, afirmou Thomas Giuberti, sócio e economista da Golden Investimentos, com o benchmark despencando mais de 3% na tarde de hoje.

A virada do mercado aconteceu após um anúncio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Além da Petrobras, pesaram sobre o Ibovespa as ações sensíveis ao retorno da circulação, como CVC (CVCB3) e Cosan (CSAN3). Os papéis engataram forte queda após anúncio de novas restrições para barrar a epidemia de covid-19 no Brasil aumentar receio dos investidores.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma alta de 1,09%, a 111.539,80 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião