Ibovespa engata 7ª alta consecutiva e supera 130 mil pontos; CVC (CVCB3) dispara

O principal índice acionário da Bolsa brasileira voltou abalado do feriado em razão da queda do minério de ferro na China. Ainda assim, o Ibovespa hoje conseguiu anotar o sétimo avanço consecutivo, de 0,40%, e fechar em nova máxima, de 130.125,78 pontos. O benchmark acumulou ganhos de 3,63% na semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O Ibovespa foi pressionado especialmente por ações de mineração e siderurgia. Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) caíram ambas cerca de 3%.

A Vale (VALE3) recuou 2% no pregão em meio à queda do minério de ferro no exterior e depois da Superintendência Regional do Trabalho notificar a empresa para interditar as atividades Complexo Mariana. A medida impedirá o escoamento do material produzido na Usina Timbopeba e levará à paralisação temporária da produção na unidade.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Timbopeba é importante para a Vale no processo de retomada de adição de oferta, Ilan Arbetman, analista de research da Ativa Investimentos. “Por ora, acreditamos que a manutenção das restrições podem reverberar ainda nos preços, diminuindo ainda mais o Impacto atual do fato.”

Outra blue chip também jogou contra nesta sexta-feira (4). A CSN (CSNA3) afundou 2,5% após o governo de Minas Gerais obter decisão liminar para forçar a siderúrgica a adotar medidas de segurança para evitar o rompimento de barragem próxima a Belo Horizonte.

Por outro lado, as perspectivas de retomada econômica alavancaram os ganhos do setores de shoppings e comércio varejista. Multiplan (MULT3), brMalls (BRML3) e Iguatemi (IGTA3) marcaram presença nas maiores altas do Ibovespa hoje.

A maior valorização, contudo, ficou a cargo da CVC (CVCB3), a qual disparou mais de 7%.

Destaques corporativos

Ontem, a unidade americana da JBS (JBSS3) retomou todas as operações depois do ataque cibernético no último domingo (30). Qualquer perda na produção global será recuperada até o fim da semana que vem, “limitando potenciais impactos negativos a produtores, consumidores e trabalhadores”.

Ainda não há evidência de que dados pessoais de consumidores, fornecedores e trabalhadores da JBS foram “comprometidos ou mal utilizados” por conta do ataque, afirmou a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Enquanto isso, a Ambev (ABEV3) anunciou os primeiros passos no mercado de vinhos. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a companhia deve entrar no segmento no mês de julho. A partir do mês, um lote de 311 mil garrafas do rótulo argentino Dante Robino estarão disponíveis na plataforma Zé Delivery, aplicativo da gigante de bebidas que entrega em 200 cidades.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma alta de 1,04%, 129.601,44 pontos, uma nova máxima histórica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião