Ibovespa e dólar acumulam queda na segunda semana de março

Na segunda semana de março, o Ibovespa e o dólar fecharam em queda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) encerrou o último pregão da semana, na sexta-feira (12), em 114.160,40 pontos, um recuo de 0,72%, em meio à temporada de balanços e ao desempenho mais fracos de bolsas internacionais.

O dólar, por sua vez, encerrou o dia em uma queda de 2,18% na semana, aos R$ 5,560. Contudo, em relação ao pregão anterior, a moeda fechou em alta de 0,31%

A semana foi de forte volatilidade para a divisa norte-americana frente ao real, conduzida por tensões políticas e risco fiscal amenizado pela PEC Emergencial. Alta das Treasuries, no entanto, dão impulso à moeda.

Dados macroeconômicos mundiais também ficam no radar do mercado, trazendo informações sobre vendas no varejo no Brasil, produção industrial na zona do euro e sentimento de consumidores nos Estados Unidos.

bolsas globais terminaram em sentidos opostos. O S&P 500 fechou em uma alta de 0,10% a 3.943,34 pontos,  o Dow Jones Industrial teve alta de 0,94%, a 32.790,75 pontos. Já o Nasdaq Composite teve queda de 0,58%, a 13.320,65 pontos.

Além dos EUA, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior:

Resumo da Semana: Lula, Gol e B3

O Ibovespa acelerou as perdas reagindo à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de anular na última segunda-feira (8) as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva julgadas pela Lava Jato.

Em despacho, o ministro do STF determinou ordem de habeas corpus para declarar a “incompetência da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba para o processo e julgamento das ações” envolvendo o Triplex do Guarujá, o Sítio de Atibaia, a sede do Instituto Lula e as doações à mesma instituição.

Além disso, a Esh Capital, acionista minoritária na Smiles (SMLS3), pediu que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspenda por 15 dias a assembleia na qual será votada a proposta de incorporação feita pela companhia aérea Gol (GOLL4).

A assembleia está marcada para o dia 15 de março. Segundo o gestor da Esh Capital, Vladimir Timerman, a solicitação foi feita para que a CVM consiga analisar supostas irregularidades presentas na proposta da Gol.

Outra notícia importante da semana foi sobre a B3 (B3SA3), que informou que o número de investidores na Bolsa brasileira atingiu 3,497 milhões em fevereiro deste ano. Esse número é 77,2% maior do que o registrado no mesmo mês de 2020.

Já na comparação com janeiro, o avanço foi de 3,6%. De forma absoluta, a Bolsa recebeu 120.542 novos investidores em fevereiro, segundo a B3 — mais um sinal do crescimento do mercado de capitais no Brasil.

Esse assuntos permaneceram ao longo da semana no radar dos investidores e influenciaram nas negociações do Ibovespa e do dólar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião