Ibovespa dispara mais de 2%, bate 170 mil pontos e renova novo recorde
Após renovar recordes de fechamento e intradiário na sessão de ontem (20), o bom momento do Ibovespa se estende para esta quarta-feira (21). O principal índice acionário da bolsa brasileira está operando em forte alta de 2,04%, aos 169.662,53 pontos, por volta das 12h15.
Esta é a primeira vez na história que o índice Bovespa se aproxima dos 170 mil pontos. Na sessão de ontem, o indicador encerrou as negociações aos 166.276,90 pontos, maior patamar da história desde então. Durante o pregão, o Ibovespa superou o antigo recorde intradia de 166.069,84 pontos, registrado em 15 de janeiro, ao bater 166.467,56 pontos.
Por volta das 12h, apenas três ações do indicador operavam em queda: Tim (TIMS3), Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4). Na ponta positiva, duas companhias de educação aparecem entre os principais ganhos do dia: Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3).
Por que o Ibovespa está subindo?
A forte variação positiva do Ibovespa ocorre em meio ao aumento das incertezas geopolíticas, intensificadas pelas tensões entre Estados Unidos e Groelândia, além das ameaças tarifárias feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump. Além disso, os investidores também acompanham o Fórum Econômico Mundial, em Davos.
“Isso acontece com a entrada do fluxo estrangeiro que tem saído dos Estados Unidos diante do aumento da incerteza gerada pelo presidente Donald Trump e buscando mercados emergentes e outros mercados com menor volatilidade e o Brasil é um deles”, explica Gabriel Mollo, analista de investimentos da Daycoval Corretora, sobre a alta do Ibovespa.