Ibovespa cai 0,93% puxado por exportadoras; Banco Inter (BIDI11) avança 5%

O Ibovespa hoje encerrou o pregão pós-Copom em queda de 0,93%, a 128.057,22 pontos, pressionado por ações de empresas exportadoras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Os papéis de siderúrgicas e mineradoras pesaram sobre o Ibovespa hoje, em reflexo a medidas de contenção de preços de commodities metálicas por parte de Pequim. Paralelamente, PetroRio (PRIO3) e Petrobras (PETR4) acompanharam o recuo do barril do petróleo no exterior, depois da decisão do Federal Open Market Committee (Fomc).

Ontem, o Federal Reserve (Fed) manteve a taxa de juros dos Estados Unidos na banda de 0% a 0,25%, em tom hawkish, indicando o contratando uma elevação para 2023.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por aqui, o mercado teve tempo para repercutir a posição do Comitê de Política Monetária (Copom), o qual aumentou a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 4,25% ao ano, um anúncio esperado pelo mercado.

As altas do Ibovespa hoje foram capitaneadas pelo Banco Inter (BIDI11). A área de wealth management da instituição financeira quase triplicou os ativos sob custódia em menos de um ano de operação, para R$ 30,5 bilhões. O número de clientes subiu 120%, a 1.607.

Magazine Luiza (MGLU3) veio logo atrás, impulsionado pelo otimismo pela reabertura econômica.

A BR Distribuidora (BRDT3) também entrou para os destaques positivos após a Petrobras solicitar a cooperação da companhia para realizar uma oferta de ações secundária e vender a participação no negócio. ” Acreditamos que o movimento será positivo para a BR Distribuidora, encerrando o overhang sobre o papel e conferindo maior liquidez e pulverização às ações”, avaliou a Ativa Research.

Destaques corporativos

O Estado de S. Paulo reportou que a operação americana da Braskem (BRKM5) deve ser vendida em separado para que a Novonor (ex Odebrecht) possa ampliar os lucros vendendo sua fatia de 50,1% na companhia.

A operação brasileira da Braskem não deve ser vendida em partes separadas. A ideia é que as fábricas americanas seriam subvalorizadas, caso ligadas às operações brasileiras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Enquanto isso, o IRB Brasil (IRBR3) tem até hoje para entregar sua lista de acionistas ao Instituto Ibero-Americano da Empresa (IE), por determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O primeiro pedido do IE foi realizado em julho de 2020, pois o instituto buscava implementar um processo arbitral contra o IRB Brasil, em função do prejuízo causado aos investidores com a queda nas ações. Entre 1º de janeiro de 2020 e 1º de julho de 2020, os papéis da empresa caíram 73%. O IE busca ressarcimento para cerca de 400 acionistas.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta-fera com uma queda de 0,64%, para 129.239,45 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião