Ibovespa registra alta e chega a 86.419,57 pontos; Petrobras tem queda

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, registrou uma alta de 0,59%, nesta terça-feira (11). Desta forma, totalizou 86.419,57 pontos.

Durante o dia, o Ibovespa operou em alta. Por volta das 12h o índice registrou sua melhor marca chegando a 87.520,48 pontos. Depois disso, as 17h a mínima foi apontada e foram anotados 85.583,05 pontos.

Saiba mais: Dólar tem mais uma alta e é cotado a R$ 3,9207

Cenário Interno

Lava Jato: O atual senador e futuro deputado federal, Aécio Neves, se tornou alvo da Operação Ross, da Polícia Federal (PF). A operação, que é um desdobramento da Lava Jato, emitiu mandados de busca e apreensão (cumpridos pela PF) em imóveis de Aécio e de sua irmã, a jornalista Andrea Neves.

Saiba mais: Aécio Neves diz que operações da Polícia Federal foram desnecessárias

Cessão onerosa: Acordo sobre a cessão onerosa do pré-sal, entre governo e Petrobras, será revisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (13).

Cenário Externo

Brexit: Na manhã desta terça-feira (11), o porta-voz da primeira-ministra britânica Theresa May, afirmou que governo devemvotar acordo firmado com a União Europeia sobre o Brexit até o dia 21 de janeiro. A previsão é que o Reino Unido deixe o bloco econômico em 29 de março.

Guerra comercial: Negociações comerciais entre China e Estados Unidos tiveram continuidade nesta terça-feira (11). Investidores estavam cautelosos em relação aos acordos das duas potências econômicas, mas a conversa entre o vice-primeiro-ministro chinês Liu He, o secretário do Tesouro estadunidense, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, aliviou o mercado.

Bolsas Internacionais

  • Nasdaq (EUA) – alta de 0,28%;
  • Nikkei (Japão) – queda de 0,34%;
  • FTSE 100 (Reino Unido) – alta de 1,27%;
  • FTSE MIB (Itália) – alta de 0,98%;
  • CAC 40 (França) – alta de 1,35%;

Os destaques do Ibovespa, nesta terça-feira (10), foram as altas das ações da Vale (+0,8%), dos bancos Itaú Unibanco (+0,9%) e Banco do Brasil (+1,16%) e da companhia aérea Gol (+13,04). Em contrapartida, as ações da Petrobras tiveram queda de -0,64%.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião