Ibovespa opera em alta acompanhando as bolsas internacionais

O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (8) com a rejeição dos destaques à Previdência e China no radar.

Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava alta de 0,84% alcançando 103.647,09 pontos. O mercado nacional está animado com o encaminhamento da reforma da Previdência ao Senado.

Além disso, segue no radar dos investidores a nova cotação do yuan definido pelo Banco do Povo da China (PBoC).

Reforma da Previdência

A Câmara dos Deputados concluiu na noite da última quarta-feira (7) a aprovação da proposta da reforma da Previdência no segundo turno, após uma sessão de 10 horas.

Saiba mais: Reforma da Previdência: Câmara rejeita destaques e proposta vai ao Senado

Maia afirmou que “o resultado foi muito positivo”. Ao todo, foram rejeitados oito destaques. Eram propostas que tinha como objetivo retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada. A reforma da Previdência é considerada pelo governo como essencial para a recuperação das contas públicas.

Após a aprovação na Câmara, o texto da reforma da Previdência será encaminhado ao Senado já nesta quinta-feira (8). O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou que o texto será direcionado imediatamente à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Política monetária chinesa

Em meio à Guerra comercial, após o Banco do Povo da China (PBoC) autorizar no início da semana a desvalorização do yuan do valor simbólico de 7 por dólar, a China, hoje, estabeleceu uma âncora diária em sua moeda.

Saiba mais: Guerra comercial entre EUA e China pode beneficiar a exportação brasileira

A moeda chinesa foi fixado em 7,0039 por dólar. Mesmo superando a marca de 7 por dólar, na maior desvalorização desde abril de 2008, permaneceu abaixo do valor de 7,0156, que era a média esperada pelos especialistas do mercado.

O movimento representa uma nova retaliação aos EUA. Após as ameaças de novas tarifas sobre os produtos chineses, o gigante asiático pode utilizar a sua moeda para abalar o sistema financeiro global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A resposta dessa quinta-feira (8) vem logo após o Tesouro dos EUA acusar a China como um país manipulador de moeda, depois de anunciada a desvalorização de 7 yuan por dólar. Segundo analistas, o movimento chinês coloca à prova a possibilidade de uma guerra cambial entre as duas maiores potências do planeta.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quarta-feira (7), o Ibovespa encerrou em alta de 0,61% com 102.782,37 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião