Ibovespa inicia em leve alta com Argentina, reforma tributária e MP da Liberdade Econômica no radar

O Ibovespa opera em leve alta nesta terça-feira (13) atento à Argentina, Guerra comercial, reforma tributária e MP da Liberdade Econômica.

Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava alta de 0,04%, atingindo a marca de 101.959,86 pontos. O mercado tem sob radas as eleições primárias da Argentina, novo movimentações da disputa comercial entre EUA e China, novas informações sobre a reforma tributária na Câmara e a votação da MP da Liberdade Econômica.

Argentina

Na última segunda-feira (12), a Bolsa de Valores da Argentina sofreu uma forte queda em seu mercado, retraindo 34,14%, atingindo os 29.195,39 pontos. Isso porque o atual presidente, Maurício Macri, foi derrotado nas eleições primárias para a corrida presidencial.

Saiba mais: Bolsa argentina cai 34,14% após resultado das eleições prévias

Com isso, o dólar ultrapassou a marca de R$ 4,00 e o Ibovespa chegou a cair 2,0%, por conta das eleições prévias no vizinho sul-americano. Em relação ao real, o peso argentino também apresentou queda. A moeda caiu 22,15% por volta das 11h30 de ontem (12). O mercado fica alerta aos desdobramentos e novas movimentações das eleições argentinas.

EUA proíbe uso da tecnologia chinesa

Nesta terça-feira (13), os Estados Unidos irão barrar a utilização de tecnologia chinesa por parte de órgãos públicos. Em particular, Washington proibiu a assinatura de contratos com a gigante chinesa de tecnologia Huawei.

Veja também: Huawei não contratará mais americanos; economia chinesa pode ser abalada

Todavia, a empresa não é a única a ser alvo da proibição governamental dos EUA. Outros grupos de tecnologia do país asiático também sofrerão retaliações e ficarão impedidas de negociar com qualquer órgão público estadunidense.

Reforma tributária

Segundo Marcos Cintra, secretário da Receita Federal, a reforma tributária será apresentada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, na semana que vem ou na seguinte.

Na visão do secretário, a questão mais complexa em toda a discussão da reforma tributária será a que envolve todos os entes da federação. Ele citou os países e regiões que estão com dificuldades para implementar um imposto sobre valor agregado (IVA) também em seus estados, com a Alemanha e a Índia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

Ele afirmou, também, que o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), tem “insistido muito” no ajuste da tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), particularmente nos níveis de isenção.

Cintra disse que alterar os níveis de isenção para a declaração do imposto pode levar a uma perda “muito significativas de arrecadação”. Ele reiterou que esse “é o desafio que estamos enfrentando, de garantir a neutralidade do ponto de vista de arrecadação”.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (12), o Ibovespa encerrou em queda de -2,0%, em 101.915,22 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião