Balanços da semana

Ibovespa firma alta de 1,09% com bancos e exportadoras

Com o mercado ainda sensível depois do anúncio de elevação dos impostos para o setor bancário, o Ibovespa firmou no pregão desta terça-feira (2) uma alta de 1,09%, a 111,539,80 pontos, impulsionado pelo desempenho positivos de instituições financeiras e de empresas exportadoras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Na última segunda-feira (1), o presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória para aumentar a tributação sobre bancos. O objetivo, segundo o jornal O Globo, seria compensar a isenção de PIS/Cofins sobre o diesel e o gás de cozinha. Ontem, após a notícia, o Ibovespa amenizou os ganhos, puxado pelas ações de instituições financeiras.

Por conta disso, o mercado iniciou hoje “muito sensível”, disse Scott Hodgson, gestor de renda variável da Galapagos Capital. Após a digestão, no entanto, os investidores “perceberam que não iria mudar tanto”, explicou o especialista.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com a Ativa Investimentos, a virada foi “impulsionada pela fala do presidente da Febranban, Isaac Sidney, que afirmou que a proposta de aumento da CSLL deve ter carácter temporário.”

Em relatório divulgado pela XP Investimentos mais cedo nesta segunda-feira, a corretora rejeita um impacto relevante sobre os bancos, argumentando que a medida passaria a valer somente a partir de julho, e teria duração de seis meses. A decisão do governo também depende da aprovação do Congresso Nacional, destacou a XP.

A mudança da percepção dos investidores mudou o rumo dos bancos na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que lideraram as altas do Ibovespa:

Mesmo assim, a ingerência do presidente Jair Bolsonaro pesou os mercados, em especial o dólar, cuja cotação ultrapassou os $ 5,66 hoje.

Os investidores também seguem atentos às movimentações para a aprovação da PEC emergencial, embora não haja a que se segurar. “O mercado gostaria de um pouco mais de clareza”, avaliou Hodgson.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda-feira com uma alta de 0,27%, a 110.334,84 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião