Ibovespa abre em alta de 1,5% com ata do Copom no radar

O Ibovespa inicia o pregão em alta com ata do Copom, coronavírus e reforma tributária no radar.

Por volta das 10h20, desta terça-feira (11), o Ibovespa variava positivamente a 1,5%, alcançando 114.258,27 pontos. O mercado está atento a possibilidade de não ter mais cortes na taxa básica de juros do País.

Além disso, os assuntos que movimentam o mercado: mortes pelo coronavírus na China alcançam o número 1.000 e reforma tributária deve ser aprovada em quatro ou cinco meses.

Ata do Copom

O Banco Central (BC) indicou, por meio da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada na última quarta-feira (4), que é possível que não haja mais cortes na taxa básica de juros do Brasil (Selic). Na última reunião, o Comitê decidiu baixar a Selic de 4,5% para 4,25, ao ano.

Saiba Mais: Copom indica “interrupção” de cortes da taxa Selic

“O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”, informou o ata.

Coronavírus

Subiu para 1.011 o número de vítimas fatais do coronavírus da China. O anúncio foi feito na noite da última segunda-feira (10) pela comissão de saúde de Hubei. Atualmente são 42.200 casos confirmados na China, de acordo com as informações do governo do país asiático.

Veja Também: Agenda do Dia: Petrobras; Vale; Petz; Carrefour; Log; Itaú

No Brasil, o Ministério da Saúde, informou que são investigados sete casos suspeitos:

  • Minas Gerais (1)
  • Rio de Janeiro (1)
  • São Paulo (3)
  • Paraná (1)
  • Rio Grande do Sul (1)

Reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que pretende que a Casa aprove em quatro ou cinco meses a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em palestra na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o presidente da Câmara também salientou que está confiante na aprovação de um imposto sobre valor agregado (IVA) nacional na reforma tributária. Para ele, a abertura comercial do País deve ser realizada somente após tais mudanças.

Saiba Mais:Reforma tributária pode ser aprovada em quatro ou cinco meses, diz Maia

Segundo Maia, primeiro é preciso reduzir as distorções que existem no Brasil, que acabam por afetar a competitividade da indústria nacional, e só depois abrir mais a economia.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na segunda-feira, o Ibovespa encerrou o pregão em queda de 1,05%, a 112.570,30

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião