Ibovespa abre segunda com queda de -0,79%; dólar sobre para R$ 3,76

A abertura do mercado desta segunda-feira, 19 de novembro, do Ibovespa apresentou queda. Por volta de 10h30, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo apresentava 87.814 de pontuação, com variação de -0,79%. O dólar teve alta de +0,67%, sendo avaliado em R$ 3,76.

A baixa no Ibovespa acontece em meio a confirmação do novo presidente da Petrobras.

Destaque também para as novas ações do governo, principalmente, na formação da equipe econômica.

Política

A segunda-feira começa com a notícia que o economista Roberto Castello Branco será o novo presidente da Petrobras.

O anúncio foi feito pela assessoria de Paulo Guedes, ministro da Fazenda de Jair Bolsonaro. Castello Branco substituirá Ivan Monteiro, que está no cargo desde junho.

Durante a semana é esperado, principalmente, o anúncio de novos nomes para fazer parte da equipe econômica do capitão reformado.

Também são esperadas novidades em relação a reforma da previdência e escolha de novos ministros.

Bolsas Internacionais

As bolsas asiáticas inciaram a semana em alta, em meio a perspectiva positiva sobre a melhora na relação econômica entre Estados Unidos e China.

Donald Trump, na última semana, afirmou que está em negociação com a China, além de avisar que não pretende implementar novas taxas. Todavia o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fez um discurso, este final de semana, mais pessimista sobre a relação dos países.

As bolsas europeias operam em alta também influenciadas pelo cenário global.

Enquanto os índices futuros de Wall Street oscilam no aguardo, principalmente, das novidades entre a relação entre as potências.

É esperado que o encontro do G-20, programado para o final de novembro, represente uma nova fase na relação entre EUA e China.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião