Herdeiro da Samsung é preso novamente em caso de suborno

O herdeiro da Samsung (KRX: 005930), Jay Y. Lee, foi preso novamente nesta segunda-feira (18). Em um caso de suborno que acompanha a gigante da tecnologia há anos, o executivo foi condenado a 30 meses em detenção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Lee foi preso pela primeira vez em 2017, após ser condenado por envolvimento no caso de corrupção que ajudou a derrubar o ex-presidente do país, Park Geun-hye. O bilionário da Samsung foi liberado da prisão 1 ano depois, com sua pena sendo reduzida.

A Suprema Corte sul-coreana, no entanto, anulou a decisão da época e, em 2019, retomou as discussões sobre o caso, determinando um novo julgamento, que acarretou na sentenção desta segunda. A prisão do líder da companhia gera fortes incertezas acerca do futuro da maior empresa do país, em um momento de crise econômica global e acirramento da competição no setor tecnológico.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Lee é acusado de oferecer pagamentos e agrados, como cavalos, em forma de propina a pessoas próximas do ex-presidente, com o intuito de receber apoio para a sucessão formal na companhia. Na última semana, Park ouviu da Suprema Corte que sua pena de 20 anos de prisão será mantida por uma série de acusações, sendo que uma delas está relacionada à Samsung.

O executivo também enfrenta outro processo relacionado à polêmica fusão entre a Samsung e a Cheil Industries em 2015. As acusações partem de violação da lei do mercado de capitais até descumprimento de códigos de conduta. Ele comparecerá às audiências deste caso enquanto cumpre sua pena na prisão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O futuro da Samsung

Um espaço vago na liderança da Samsung pode ser um risco ao futuro da empresa, que tem de lidar com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a guerra comercial entre Estados Unidos e China, além da forte competição do setor tecnológico e de semicondutores. Por mais que a companhia possua um grande quadro de diretores que atuam no dia a dia, a falta da tomada de decisões de Lee pode acarretar em erros nas estratégias futuras.

A gigante sul-coreana está em meio a diversas apostas para alavancagem do negócio. Ela está investindo US$ 116 bilhões em sua operação para o desenvolvimento de chips da próxima geração, tentando se aproximar da Taiwan Semiconductor Manufacturing, líder mundial. Ela também está investindo na tecnologia 5G, para fazer frente à Huawei.

Os papéis da Samsung fecharam em queda de 3,41% na Bolsa de Valores da Coreia do Sul, cotadas a 85.000 wons sul-coreanos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião