Haddad diz que não recebeu convite para Ministério da Fazenda

Nome cotado para assumir como Ministro da Fazenda no Governo Lula (PT), Fernando Haddad (PT) disse na noite de segunda (28) que não recebeu convite do presidente eleito para comandar a pasta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Fui convidado exclusivamente para interagir com o grupo de economia que fez a transição até aqui. Não recebi nenhum outro convite”, disse Haddad em coletiva a jornalistas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Haddad, contudo, disse que foi ‘autorizado pelo presidente a interagir’ com nomes vinculados à eventual equipe da pasta.

Nelson Barbosa, Gabriel Galípolo e Guilherme Mello são alguns nomes cotados para integrar o Ministério da Fazenda. Galípolo, em específico, é cotado para o BNDES.

Haddad, assim, está em contato com os economistas, estimando trazê-los para a equipe de transição do governo.

“Eu mesmo passarei a integrar o grupo de economistas a partir de amanhã [terça, 29]. A partir de amanhã, vou encontrar alguns deles para me apropriar desses assuntos”, disse o político no CCBB.

Haddad evitou comentar acerca da PEC da Transição, que prevê ampliar o rombo fiscal de 2023.

“Tem que transcorrer nos protocolos devidos, porque quem vai comandar o Ministério, que vai ser convidado pelo presidente Lula é que vai efetivamente se apropriar dessa questão, que é uma questão transitória que a equipe econômica vai ter que enfrentar”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Haddad pode assumir a Fazenda?

O nome de Haddad vem sendo ventilado há semanas após o resultado das eleições que deram vitória a Lula. Na semana anterior, Persio Arida foi um dos nomes cotados para assumir pastas do governo em conjunto com o petista, podendo integrar o Ministério do Planejamento, por exemplo.

Haddad, embora também seja cotado como um nome político e de confiança de Lula, também é encarado como um potencial Ministro das Relações Exteriores, ou da Educação e do Planejamento.

Substituto de Lula na campanha de 2018, Haddad havia dito que fora convidado para integrar a Fazenda em uma eventual – e possível, dada a inegibilidade – vitória de Lula à época.

“Não se sabe disso, mas antes de eu ser convidado para ser vice de Lula, eu fui convidado por ele para ser ministro da Fazenda”, disse Haddad à época, à Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião