Guerra comercial: Trump diz que ainda não se decidiu sobre acordo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (22) que um potencial acordo com relação à guerra comercial entre China e EUA está indo bem, mas que ainda falta se decidir se vai querer finalizá-lo.

“O acordo com a China está indo muito bem. A questão é se eu quero ou não fazê-lo”, afirmou Trump sobre a guerra comercial a repórteres na Casa Branca.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

China está “cautelosamente otimista” em relação à guerra comercial

O principal negociador da China declarou que está “cautelosamente otimista” sobre a possibilidade de fechar um acordo da “fase um” da guerra comercial com os Estados Unidos. A informação foi divulgada pela agência “Bloomberg” de notícias.

Saiba mais: Guerra comercial: China está “cautelosamente otimista” com acordo

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, fez a afirmação sobre a guerra comercial em discurso na última quarta (20) em evento em Pequim antes do começo do Fórum da Nova Economia organizado pela “Bloomberg”.

Liu também pediu que o principal negociador norte-americano vá até a China para dar continuidade às negociações ainda em novembro, o convite ainda não foi aceito.

Em discurso no Fórum na última quinta (21), o ex-Secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, afirmou que o governo norte-americano e o gigante asiático estariam à beira de uma “Guerra Fria” além de alertar com que o conflito poderia ser pior que a Primeira Guerra Mundial caso não seja contido.

Além de Kissinger, o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, também falou sobre os perigos de distanciamento entre as maiores economias do mundo.

O Ministério do Comércio da China também informou na quinta (21) que Pequim está trabalhando para resolver a guerra comercial com os Estados Unidos.

A declaração foi do porta-voz do ministério, Gao Feng, e foi feita após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que a China não fez concessões suficientes e por isso hesita em fechar um acordo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Eu posso lhe dizer isso. A China preferia mais fazer um acordo comercial do que eu. Eu não acho que eles estão subindo ao nível que eu quero”, disse Trump sobre a guerra comercial.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião