Guedes rebate criticas sobre cenário fiscal e comemora aprovação da PEC dos Precatórios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que a classe política faz muito ruído sem necessidade sobre a situação fiscal no Brasil. O ministro se defendeu das críticas nesta terça (7) ao dizer que o governo vem reduzindo o rombo das contas públicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Ao participar de fórum da consultoria Eurasia, Guedes reforçou que, contrariando previsões, o Brasil caiu menos e se recuperou mais rápido, sem perder empregos formais na crise.

O ministro da Economia disse que o governo tinha um compromisso duplo de colocar o dinheiro necessário no enfrentamento da pandemia e, ao mesmo tempo, respeitar as gerações futuras, de modo que, após a expansão fiscal na crise sanitária, “nenhum outro país”, como assinalou ele, promoveu política fiscal mais contracionista do que o Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Guedes projetou que, mesmo com o aumento das despesas com o Auxílio Brasil, o déficit primário deve cair para 0,5% do PIB no ano que vem. Ele lembrou que, no primeiro ano do governo, o rombo já tinha sido reduzido de perto de 2% para 1%, porém a pandemia exigiu que subisse para acima de 10% do PIB.

Após prever crescimento de 5% da economia neste ano, Guedes disse que o Auxílio Brasil eleva de 17% para 18,5% o gasto público como proporção do PIB previsto para o ano que vem. “Posso assegurar que os políticos estão fazendo muito barulho sobre a situação fiscal”, afirmou o ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Guedes diz estar otimista com aprovação rápida da nova versão da PEC dos Precatórios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, manifestou nesta terça-feira otimismo quanto a uma aprovação rápida da versão final da PEC dos Precatórios no Congresso. A proposta foi aprovada no Senado e voltou novamente para a Câmara dos Deputados com as mudanças no texto.

Durante participação em fórum da consultoria Eurasia, Guedes considerou que a Câmara aprovou a emenda constitucional muito rápido, enquanto no Senado a matéria passou com maior dificuldade. Porém, a tendência agora é de que haja convergência rápida entre as versões que saíram das duas casas legislativas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Estamos otimistas de que a versão final será aprovada relativamente rápido”, disse Guedes, que aproveitou o comentário para salientar o apoio que o governo vem recebendo do Legislativo na aprovação de matérias como o marco regulatório do gás e nova lei de falências. “Pela primeira vez temos apoio político de verdade no Congresso. Estamos realmente avançando nas duas Casas”, assinalou.

(Com informações da Agência Estado)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião