Guardia envia proposta de reformas tributárias a Guedes

Eduardo Guardia, ministro da Fazenda, diz ter enviado a Paulo Guedes (futuro ministro da Fazenda), proposta para reformas tributárias.

Entre as reformas enviadas por Eduardo Guardia a Paulo Guedes, estão:

  • Reforma do PIS/Confins;
  • Redução do Imposto de Renda para empresas.

Essas propostas de mudanças tributárias, já vinham sendo estudadas pelo atual governo.

Em entrevista ao Estadão, o ministro disse que caso aconteça a perda da arrecadação por causa das mudanças, a revisão dos benefícios tributários concedidos podem compensar. Os benefícios tributários em questão, representam 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Além disso, Guardia acredita que seja necessário a abertura comercial. E também, a redução de alíquotas de importação na medida que as reformas forem avançando. Desta forma, aconteceria o aumento da produtividade das empresas brasileiras.

Saiba mais: Leonardo Rolim é cotado para a Secretaria da Previdência

Continuação das reformas

De acordo com Eduardo Guardia, a economia está organizada mas é necessário dar sequência nas reformas. Para ele, as reformas solucionarão o problema fiscal e aumentarão a competitividade.

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o ministro Guardia apontou que a manutenção do teto de gastos e da disciplina fiscal, é a chance do país ter um ajuste fiscal gradual.

No CDES, estavam presentes membros da equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Eduardo Guardia ainda ressalta que a economia está crescendo desde o último ano, e que os agentes econômicos estão otimistas, inclusive no exterior. Porém, segundo ele os desafios na infraestrutura e alta carga tributária, impede que o aumento de impostos resolva a questão fiscal.

De acordo com o ministro, para que haja um crescimento sustentável é importante resolver a questão fiscal. Além disso, segundo ele para crescer o PIB, é necessário avançar nas reformas microeconômicas.

Entre as reformas, é colocado o desenvolvimento do mercado de capitais e também o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião