Grupo Soma (SOMA3): Ativa prevê valorização potencial de 19,7%

A Ativa Investimentos anunciou nesta quarta-feira (29) que iniciou a cobertura das ações do Grupo Soma (SOMA3) com recomendação neutra e preço-alvo de R$ 20,20, o que corresponde a uma valorização potencial de 19,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A Ativa passou a cobrir as ações do Grupo Soma, uma vez que as da Hering deixaram de ser negociadas na Bolsa. Recentemente a Hering foi comprada pelo grupo, “trazendo potenciais riscos para a tese de investimentos, como a forte exposição da marca ao modelo de franquias versus a falta de expertise da Soma nesse segmento, conflitos na execução do turnaround – levando em consideração outros planos já anunciados pela Hering que não tiveram sucesso – e a provável desaceleração no ritmo de fusões e aquisições devido ao forte dispêndio de caixa”, destaca  a Ativa ao atribuir recomendação neutra para o papel.

Por outro lado, a casa de análise destaca o “forte brand awareness das marcas do Grupo Soma e a robusta presença nos canais digitais em meio a um e-commerce pouquíssimo penetrado no Brasil no setor de vestuário como os principais pontos fortes da companhia.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A Ativa também cita o projeto da companhia de reunir um portfólio de marcas em sua plataforma, abrangendo diferentes perfis de consumidores. Na avaliação na casa de análise, “esse objetivo propicia, além da expansão de lojas de marcas já internas, o crescimento inorgânico da companhia, que já tem feito aquisições estratégicas.”

Segundo os analistas, o Grupo Soma se manteve bem posicionado após o avanço da vacinação para suprir a necessidade das pessoas de renovarem o guarda-roupas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Antes mesmo do início da pandemia, as marcas do Grupo já tinham forte presença no comércio digital, com a modalidade representando cerca de 22% das vendas de varejo totais já em 2019. Com a chegada da pandemia e o fechamento de lojas físicas, os canais de venda on-line se tornaram ainda mais relevantes, chegando a intermediar cerca de 59% das vendas de varejo 2T21. Em meio a um e-commerce ainda pouco penetrado no setor de vestuário, a empresa vem investindo em suas plataformas digitais, no Lojix (live commerce do Grupo) e em estratégias omnichannel como Clique e Retire e Prateleira Infinita”, lembra a Ativa.

Última cotação do Grupo Soma

Por volta das 16h05 dessa quarta-feira, a ação do Grupo Soma (SOMA3) operava em alta de 1,36%, valendo R$ 17,10. No ano, o papel da companhia acumula um avanço de 25,81%, frente ao fechamento a R$ 13,60 ao final de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião