Grupo Soma (SOMA3) salta no Ibovespa após reportar balanço. O que os analistas mais gostaram no resultado?

O Grupo Soma (SOMA3) alcançou um lucro líquido ajustado de R$ 113,2 milhões, no quarto semestre do ano passado (4T23). O Safra avalia que a empresa apresentou resultados sólidos, com um crescimento reacelerado das marcas premium e uma melhoria na margem em relação ao ano anterior. Na tarde desta terça-feira (26), as ações da Soma sobem quase 4%, cotadas a R$ 7,50.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

As vendas do Grupo Soma (excluindo a Hering) alcançaram R$ 1 bilhão, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Destaque para as marcas FARM Global (+11%), Animale (+10%), NV (+2%) e Cris Barros (+36%). A margem bruta aumentou 230 pontos base em relação ao ano anterior, atingindo 66%.

Em relatório, o Safra destaca a virada operacional da Hering, uma vez que as vendas da atingiram R$ 717 milhões, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, com destaque para as vendas próprias e digitais. 

“A margem bruta melhorou 206 pontos base em relação ao ano anterior, atingindo 45%, devido a um melhor sortimento de produtos, menores descontos e aumento da rentabilidade do canal online”, dizem os analistas. 

Segundo o banco, o desempenho operacional do Soma continuará sendo um ponto importante, juntamente com as expectativas em relação à fusão, que continuamos a ver como positiva para ambas as empresas.

“O Grupo Soma está atualmente sendo negociado com uma avaliação atrativa (P/E de 12x em 2024), o que justifica nossa classificação de desempenho acima da média (recomendação de compra)”, diz o banco. 

Grupo Soma tem lucro de R$ 113,2 mi no 4T23

O Grupo Soma alcançou um lucro líquido ajustado de R$ 113,2 milhões, no quarto semestre do ano passado (4T23) representando um aumento de 13,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando registrou R$ 72,4 milhões. Sem ajustes e considerando eventos não recorrentes, a empresa contabilizou um prejuízo líquido de R$ 1,85 bilhão. O grupo é proprietário das lojas Farm, Hering, Animale e Foxton.

O lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda do Soma no 4T23) ajustado atingiu R$ 238,5 milhões, apresentando um crescimento de 13,2% em relação ao quarto trimestre de 2022, que registrou R$ 188,8 milhões. A margem Ebitda ajustada também aumentou 0,4 ponto percentual, alcançando 15,9%. No entanto, sem ajustes, o Ebitda foi negativo em R$ 2,725 bilhões durante o período de outubro a dezembro do ano passado.

A receita líquida do Grupo Soma totalizou R$ 1,498 bilhão, aumento de 10,4% em comparação ao quarto trimestre de 2022. Entre os principais impactos não recorrentes que afetaram o resultado da empresa está o teste anual da redução ao valor recuperável líquido de ativos (teste de impairment) relacionado à compra da Hering. Após a Lei das Subvenções e a Reforma Tributária, as perdas atingiram R$ 2,952,1 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, destacam-se outros efeitos não recorrentes, como o descarte de matérias-primas no valor de R$ 43,6 milhões para otimizar a indústria da Hering, e uma provisão de R$ 71,4 milhões para o pagamento do Difal de 2022. Por fim, um efeito positivo é a reversão das provisões contábeis referentes a processos da Hering contra a massa falida do Banco Santos, totalizando R$ 112 milhões.

Grupo Soma: desafios e crescimento das marcas no 4T23

A operação internacional da Farm, conhecida como Farm Global e um dos principais motores de crescimento da empresa, encerrou o ano com uma receita bruta de USD 117 milhões, registrando um aumento de 24% em comparação a 2022. Além disso, a base ativa de clientes, segundo o Grupo Soma, ultrapassou 190 mil compradores, o que representa um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. A empresa não comentou, no balanço, sobre a atuação da Farm no Brasil.

balanço do Grupo Soma aponta que a Animale sofreu com as vendas nas lojas do Rio de Janeiro e da região Nordeste. Ainda assim, o Grupo Soma afirma que a marca registrou um crescimento de 9% na receita bruta em relação a 2022. “Foi um ano de reestruturação operacional da marca, em que migramos a sua cadeia de fornecimento para uma cadeia capaz de sustentar seu crescimento e ajustamos todo o seu calendário criativo”, explica.

Quanto à marca Hering, a receita bruta cresceu 5% no ano em comparação a 2022, segundo o Grupo Soma. Os canais próprios cresceram 12%, com lojas próprias crescendo 13% e digital com aumento de 11%.

Desempenho anual das ações do Grupo Soma

Cotação SOMA3

Gráfico gerado em: 26/03/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião