Após greve dos caminhoneiros, XP recomenda Assaí (ASAI3) e ativos estruturados; veja

Diante da greve dos caminhoneiros e as incertezas geradas nesta área, a XP Investimentos avalia que o setor mais afetado é o varejo. Na análise da corretora, a paralisação tem um impacto mais relevante sobre a confiança do consumidor do que sobre os resultados da empresas. Com isso, a opção é por ativos de forte posicionamento, sólido histórico de execução e com fundamentos estruturados, como o Assaí (ASAI3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Para a corretora, a crescente incerteza macro deve pesar sobre a confiança do consumidor e continuar a elevar as expectativas de taxas de juros. Além disso, a última greve dos caminhoneiros, em 2018, acabou elevando a uma maior inflação e menor Produto Interno Bruto (PIB), “devido às interrupções de oferta, o que por sua vez pode restringir a renda disponível dos consumidores”, informou o relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como ativo de proteção contra a inflação, a XP tem preferência pelo Assaí. Já em relação ao consumo discricionário a escolha é por ações que focam em classes mais altas e com um crescimento orgânico sólido como:

Além disso, a corretora divulgou uma tabela com as projeções de impacto no preço alvo de grandes varejistas, confira abaixo:

Veja Também:

Após carta de Bolsonaro, greve dos caminhoneiros perde força

A greve dos caminhoneiros perdeu força após o presidente Jair Bolsonaro ter dado um passo para trás na crise entre os Poderes. Segundo o último boletim do Ministério da Infraestrutura, divulgado nesta sexta-feira (10), às 7h30, houve redução de ocorrências em todos os estados monitorados, dos 15 estados que estavam paralisados, apenas 3 seguem com pontos de concentração.

Ainda de acordo com a pasta, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia ainda estão com a greve dos caminhoneiros. Conforme o jornal Valor Econômico, a liderança da categoria se reuniu ontem por cerca de três horas com Bolsonaro, depois de articularem por dois dias seguidos bloqueios em rodovias.

Apesar do áudio do Bolsonaro que pedia a interrupção da greve dos caminhoneiros, as lideranças disseram que em nenhum momento na reunião o presidente solicitou para que eles cessassem as paralisações. A categoria afirma que a pauta não é sobre o preço dos combustíveis, mas “a insatisfação do povo brasileiro com o judiciário (STF)”, como disse um dos caminhoneiros ao jornal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião