Google (GOGL34) completa 25 anos hoje: veja 5 curiosidades sobre a empresa

O Google (GOGL34) celebra neste dia 27 de setembro seus 25 anos. A “letra G” da Alphabet nasceu do projeto de doutorado de dois estudantes americanos, Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford, Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Em entrevistas passadas, Page revelou que o projeto não começou tentando criar um mecanismo de busca. O ano era 1995 e ele estava coletando links na web para seu orientador, quando percebeu que as pessoas não estavam prestando atenção às páginas da internet e para onde eram encaminhadas. Então ele pensou em como os links na Internet poderiam funcionar como citações, ranqueados por relevância e expertise.

Assim, os dois amigos, Page e Brin, uniram seus conhecimentos para criar um algoritmo que avaliasse essas páginas. Chamada de PageRank, em homenagem a Larry Page, a ferramenta já era muito mais eficiente do que outras disponíveis na época.

Com uma história recheada de reviravoltas, a seguir é possível conferir 5 fatos curiosos sobre o Google:

1. O aniversário da Google não é realmente hoje

Por mais estranho que pareça, o Google foi fundado como empresa no dia 4 de setembro de 1998. Além disso, o domínio google.com foi registrado em 15 de setembro de 1997. Entretanto, a data oficial só foi comemorada nos seus primeiros anos. Desde 2006, a própria companhia oficializou o dia 27 de setembro como a data oficial do seu aniversário – e, desde então, esse é o dia na agenda de todos.

2. O Google Imagens nasceu por causa da Jennifer Lopez

Até o ano 2000, o Google era apenas uma ferramenta de busca de textos. Foi apenas na 42ª edição do Grammy Awards daquele ano que a ideia surgiu, após a artista Jennifer Lopez ter desfilado com um vestido da Versace, chamado de Jungle Dress – cujo tecido transparente e de estampas com folhas tropicais fez as pesquisas dispararem. Todos queriam ver imagens da roupa, mas só davam de cara com links para notas de texto. Então, os criadores tiveram a ideia do Google Imagens.

Eric Schmidt, executivo do Google, falou em entrevista à revista Vogue que esse foi o momento que evidenciou que as pessoas queriam outras formas de encontrar informações. “Isso ficou aparente após o Grammy Awards de 2000, quando Jennifer Lopez usava um vestido verde que chamou a atenção do mundo. Na época, foi a pesquisa mais popular que já tivemos. Mas não tínhamos como os usuários obterem exatamente o que queriam: JLo naquele vestido. E é por isso que o Google Image Search nasceu”, contou Schmidt.

A atriz e cantora Jennifer Lopez foi um dos motivos que impulsionou a criação do Google Imagens - Foto: Reprodução/ Instagram @jlotruelove_)
A atriz e cantora Jennifer Lopez foi um dos motivos que impulsionaram a criação do Google Imagens – Foto: Reprodução/ Instagram @jlotruelove_)

3. Escritório da Google em BH é dedicado ao Cerrado

Todos os escritórios do Google ao redor do mundo têm uma fonte de inspiração. Na Califórnia, o escritório de Mountain View tem colmeias de abelhas para ajudar a polinização da vegetação, ao mesmo tempo que garante uma produção de mel fresca para os funcionários. Já em Montreal, o escritório é todo decorado com obras de artistas locais ou aqueles que imigraram cedo para lá, mantendo os traços dos bairros históricos da cidade.

No Brasil, o escritório de Belo Horizonte traz um design que replica a vegetação nativa do Cerrado, segundo maior bioma brasileiro depois da Amazônia. Dentro do ambiente, são cultivadas 360 orquídeas, que auxiliam no monitoramento da qualidade do ar no escritório.

Além disso, as plantas mais velhas são doadas para as comunidades que vivem aos arredores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

4. O seu nome original era Backrub

Em seus primeiros anos de criação, em 1995, o nome inicial de Page e Sergey para o Google era “Backrub“. Entretanto, bastou apenas dois anos para eles trocarem para Google, uma forma de escrita errada para a palavra “Googol”, um termo matemático para o número 1 seguido de 100 zeros (ou 1,0 × 10100).

A ideia do novo nome era transmitir a missão da empresa: fazer a informação acessível para todo o mundo.

5. Sem o Google, o uso da internet já caiu em 40%

No dia 16 de agosto de 2013, o Google ficou fora do ar por cinco minutos. Este foi o tempo necessário para que o uso global da internet despencasse em 40%. Sem conseguir pesquisar os sites, as pessoas simplesmente pararam de acessar.

Atualmente, o Google controla 92,82% do market share do setor de ferramentas de busca, dividindo o mercado com marcas como Bing, Yahoo! e Ask.

Diariamente, cerca de 8,5 bilhões de pesquisas são feitas na plataforma em todo o mundo. Apenas no ano de 2022, o volume de pesquisas por segundo chegou a 99 mil por segundo. Para uma página que começou sendo listada por jovens universitários, o Google (GOGL34) atualmente armazena um índice de mais de 40 bilhões de páginas da web.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião