Apple (AAPL34) e Amazon (AMZO34): Aquisições de rivais das big techs estão na mira da Europa

Em declaração conjunta, a Alemanha, França e Holanda reclamaram que a União Europeia (UE) não está sendo “dura o suficiente” com as Big Techs, solicitando aos reguladores que tornem mais difícil para empresas como Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34) e Google realizarem aquisições, conforme informou o Financial Times nesta quinta-feira (27).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Um documento assinado por Bruno Le Maire, ministro das finanças da França, Peter Altmaier, ministro de assuntos econômicos da Alemanha, e Mona Keijzer, ministra holandesa de assuntos econômicos, disse que as principais propostas da UE para regulamentação de tecnologia futura, o Digital Markets Act, carecem de “ambição” .

De acordo com o jornal, o documento, que ainda não foi publicado, apelou à União Europeia para fortalecer e “acelerar” a análise das fusões, particularmente quando se trata “de estratégias de empresas de plataforma que consistem na compra sistemática de empresas a fim de sufocar a concorrência “.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os países também pediram à Comissão Europeia que lhes desse mais poder para legislar e fazer cumprir a política de tecnologia em nível nacional, poucos dias depois que a Alemanha abriu processos antitruste contra a Amazon e o Google.

Eles apelaram a uma “cooperação rápida e pró-ativa” entre os países da UE e Bruxelas e a um alargamento do âmbito legal para os Estados-Membros agirem localmente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Conforme a Lei de Mercados Digitais passa pelo parlamento europeu, os países querem ver limites “claros e juridicamente certos” para fusões e aquisições, o que forçaria o escrutínio de aquisições por empresas de grande tecnologia onde seus alvos têm pouca receita, mas tecnologia potencialmente valiosa.

As empresas de tecnologia têm um histórico de aquisição de concorrentes em potencial em um estágio inicial, como a compra do Facebook do WhatsApp e do Instagram quando eram relativamente pequenos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião