Gol (GOLL4) pede recuperação judicial nos EUA; ações fecham em queda no Ibovespa após leilão

A Gol (GOLL4) pediu oficialmente recuperação judicial nos Estados Unidos, em procedimento chamado de Chapter 11. A informação foi divulgada pela companhia nesta quinta-feira (25), por meio de fato relevante. As ações da companhia tiveram negociações interrompidas na B3 e entraram em leilão – ficaram 30 minutos suspensas. Os papéis fecharam em queda de 3,16%, a R$ 6,44.

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No comunicado da Gol, arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia ainda acrescenta que “assegurou US$ 950 milhões em financiamento para apoiar os negócios”.

Com a oficialização do pedido de recuperação judicial da Gol, a companhia confirma os rumores recentes de que faria o pedido de Chapter 11 nos Estados Unidos.

Conforme detalhado em comunicado, o processo de recuperação judicial da Gol iniciado nos EUA inicia com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade debtor in possession (“DIP”) por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra – holding que controla a Gol – e outros detentores de bonds da Abra.

“A Companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro Dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”, diz a companhia.

Em seu comunicado, a companhia ainda ressalta que apesar do pedido de recuperação judicial, os voos de passageiros da Gol, os voos de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da companhia continuam normalmente.

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Gol ainda deve aguardar sinal verde da justiça americana após pedido de recuperação judicial

Agora, a companhia precisa aguardar a devolutiva dos tribunais. Há dúvidas se, pela companhia ter uma presença não tão grande nos EUA, poderá balizar a recuperação judicial em solo americano.

A Avianca, que tem uma presença significativamente maior nos EUA, iniciou seu processo de Chapter 11 em meados de 2020.

Além da Avianca, outras companhias aéreas que pediram Chapter 11 nos últimos anos incluem LATAM, United Airlines, Delta e Aeroméxico.

Cinthia de Lamare, sócia da área de Reestruturação e Insolvência do escritório Cescon Barrieu, ressalta que um dos motivos que leva uma companhia a escolher os EUA para pedir recuperação judicial é o mercado de crédito – que é mais desenvolvido e oferece o mecanismo citado pela empresa, o DIP, com taxas mais atrativas.

“A maior celeridade com que se pode fazer um processo de RJ nos Estados Unidos também se coloca como fator importante para as empresas. A decisão por ajuizar a recuperação judicial no Brasil ou nos Estados Unidos envolve a análise de muitos fatores, como financiamento, onde estão os credores a serem reestruturados, qual a legislação de regência das obrigações financeiras, existência de contratos e ativos no exterior, como, por exemplo, leasing de aeronaves, dentre outros”, comenta.

Empresa vai reduzir operações e recuperação judicial pode afetar passageiros?

O presidente da Gol Celso Ferrer disse ao Broadcast, do Estadão, que a companhia não vai reduzir operações depois do pedido de recuperação judicial nos EUA. “O Chapter 11 não vai trazer impactos para passageiros e agentes de viagem”, assegurou Ferrer.

O CEO da Gol afirmou ainda que não haverá diminuição de frotas e rotas. Também não estão previstas demissões de funcionários. “A malha aérea não será afetada, justamente pelo pedido de recuperação judicial”, acrescentou Ferrer, que falou em renovar a frota. O executivo complementou dizendo que a meta agora da Gol é diminuir a alavancagem,

“Os clientes da Gol poderão continuar a organizar viagens e a voar pela companhia como sempre fizeram, com a utilização de passagens e vouchers. Os clientes da Gol seguirão acumulando milhas ao voar pela companhia e poderão comprar e resgatar milhas acumuladas por meio do Smiles”, garantiu a empresa em nota.

“A Gol está confiante de que este processo atende aos melhores interesses de seus stakeholders [indivíduos ou grupos que impactam ou são impactados por uma empresa], incluindo colaboradores e clientes, que continuarão a contar com a oferta de voos acessíveis e seguros, além do melhor serviço”, conclui a companhia aérea.

Desempenho de GOLL4

Conforme dados do Status Invest, as ações da Gol caíram cerca de 27% nos últimos 30 dias. Em uma janela de 12 meses, os papéis GOLL4 sobem 5,7%, contudo.

Por causa da divulgação do fato relevante com o pregão aberto, os papéis da Gol pararam de ser negociados em bolsa na tarde desta quinta (25) e voltaram quase no final do pregão, fechando em queda.

Com Agência Brasil

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Eduardo Vargas

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