BTG Pactual (BPAC11) lidera ranking de reclamações de clientes; veja

Segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC), o BTG Pactual (BPAC11) é, proporcionalmente, o banco com o maior número de reclamações de clientes durante o quarto trimestre de 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Banco Central (BC).

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Os dados mostram que foram 791 reclamações do BTG Pactual, deixando o no topo do índice. Logo atrás aparecem o PagBank e o Bradesco (BBDC4).

O ranking elenca as reclamações de bancos por meio de um índice que é calculado com base no número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão.

O índice do BTG Pactual foi de 34,1, com 791 reclamações para 23,1 milhões de clientes.

Ranking de reclamações de bancos - Foto: Reprodução/Banco Central
Ranking de reclamações de bancos – Foto: Reprodução/Banco Central

O banco com maior número de reclamações procedentes foi o Bradesco (BBDC4), com 2 mil. Contudo, sua base de clientes é de 105,8 milhões – o que torna seu índice menor, de 18,9.

O PagBank, segundo do ranking, teve 633 reclamações para 31 milhões de clientes, deixando seu índice em 20,3.

São consideradas reclamações procedentes pelo Banco Central as “ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil”.

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Os dados da autoridade regulatória mostram que, globalmente, o motivo mais recorrente de reclamações foram “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”.

Nesse quesito, o Bradesco superou o BTG, com 242 reclamações ante 216.

Desempenho das ações do BTG Pactual

As ações do BTG Pactual fecharam em queda de 1,02% nesta quinta-feira (25). Em uma janela de 12 meses, os papéis sobem 71%, contudo.

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Eduardo Vargas

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