Gol (GOLL4) diz que iniciou acordo com a Azul (AZUL4) para ‘explorar oportunidades’

A Gol (GOLL4) disse nesta terça-feira (28) veio a público divulgar que sua holding controladora, a Abra, iniciou discussões com a Azul (AZUL4) para “explorar oportunidades”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/Lead-Magnet-1420x240-3.png

A informação consta de comunicado ao mercado divulgado pela Gol após a companhia receber solicitação de esclarecimentos sobre notícias veiculadas na imprensa.

A empresa acrescentou em seus esclarecimentos ao mercado que um “eventual acordo” pelo Grupo Abra com a Azul não seria vinculante para a companhia.

Os rumores sobre uma fusão entre Gol e Azul ganharam força recentemente, dado que as duas firmaram um acordo que é pouco comum dentre concorrentes do setor aéreo.

A Abra, que é detentora de mais de 50% do capital social da GOLL4 e controla a empresa, figura também como o maior credor garantido da companhia.

A companhia aérea atualmente está em recuperação judicial nos Estados Unidos, em procedimento conhecido como Chapter 11.

Em comunicado divulgado nesta terça, a Azul informa que “está mantendo conversas independentes com a Abra para explorar eventuais oportunidades, mas até o presente momento não celebrou ou formalizou acordo, vinculante ou não”.

Entenda acordo entre Gol e Azul

As companhias aéreas fecharam um acordo de cooperação comercial por meio de um codeshare. A negociação compartilha rotas domésticas exclusivas, segundo informado pela assessoria da Gol, assim como uma pontuação conjunta nos programas de fidelidade.

A parceria entre Gol e Azul está programada para começar a partir do final de junho, quando a oferta estará disponível nos canais de vendas de ambas as empresas. A ideia é que as companhias aéreas possam vender também passagens por uma das empresas em voos operadora pela outra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Segundo a Gol, “a parceria inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas empresas e não a outra.”

“Com a malha altamente conectada da AZUL4 servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da Gol nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos clientes ampla gama de opções de viagem”, disse Abhi Shah, Presidente da Azul.

Além de ampliar a oferta de voos, a aliança também engloba os programas de fidelidade da Gol e da Azul.

Membros do Azul Fidelidade e do Smiles podem acumular pontos ou milhas no programa de fidelidade de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare.

Para o CEO da Gol, Celso Ferrer, o maior destaque está na expansão de oferta de voos.

“A Gol e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. A Gol oferece mais de 60 acordos comerciais com companhias aéreas globais, estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil”, disse Ferrer.

Atualmente, o número de voos de ambas as companhias somam cerca de 1.500 decolagens diárias. Este acordo deverá criar cerca de 2.700 novas oportunidades de viagens com apenas uma conexão.

Além disso, clientes poderão “mesclar” viagens, com ida e volta variando entre as companhias ou aproveitando oportunidades mais convenientes de conexão.

“Por exemplo: de Brasília para Tabatinga, com uma curta parada em Manaus; ou partir do Rio de Janeiro e chegar a Marabá com uma parada em Belém”, comenta a Gol.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião