Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4): Anac autoriza aéreas a reduzirem comissários nos voos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4)  a voarem com menos comissários de bordo nas aeronaves, reduzindo de quatro para três funcionários. A medida é tomada no contexto de avanço da variante Ômicron da Covid-19, que provocou o afastamento de diversos tripulantes com dispensa médica, além de cancelamento de centenas de voos nos últimos dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/8de3932c-planilha-orcamento-familiar-1.png

A iniciativa autorizada pela Anac, se adotada, impõe que as companhias diminuam também a capacidade de passageiros em cada voo, para até 150 assentos no caso de aviões com 186 vagas disponíveis, por exemplo. A solução, portanto, pode provocar a reacomodação de passageiros da Azul e da Gol em outros voos.

Além das duas companhias aéreas, a Latam também fez pedido à Anac para reduzir o número de comissários.

A primeira autorização foi dada à Azul, em portaria do dia 12 de janeiro, com validade até 13 de março. Na decisão, a Anac estabelece que a companhia deverá informar, a cada 15 dias, a relação de voos nos quais houve redução no número de comissários.

A mesma determinação foi feita à Gol, que recebeu o aval do órgão em portaria do último dia 14, com validade até 14 de março. No caso da Gol, a autorização especifica que a diminuição pode ser usada nas aeronaves Boeing 737-800 e 737-MAX.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/02cd0f0d-planilha-controle-os-seus-investimentos-4.png

Extrema necessidade

Em nota, a Azul afirmou que somente fará uso da redução em casos de “extrema necessidade” para garantir o cumprimento de suas operações.

“Com o aumento no número de dispensas médicas de tripulantes por Covid-19 e outros sintomas gripais, a medida da Anac se torna mais um instrumento de auxílio às operações aéreas. No entanto, a Azul destaca que somente fará uso desta autorização em casos de extrema necessidade para garantir o cumprimento de suas operações, sem prejuízo à segurança de voo, que é o principal e inegociável valor da companhia”, disse a empresa, em nota.

Já a Gol afirmou que a iniciativa, considerada uma “medida preventiva”, tem objetivo principal de evitar cancelamentos e não afetar clientes com voos programados nos próximos dias, caso haja aumento de dispensas médicas devido à Covid-19.

Segundo a companhia, a redução para três comissários também será feita apenas em casos de extrema necessidade para os voos que tiverem no máximo 150 passageiros. Com isso, afirmou que “nenhum cliente será afetado”. “Até o momento, a Gol operou apenas um voo com três comissários em aeronave que viajou com 130 Clientes a bordo”, afirmou.

“A Gol reforça que seguirá programando seus voos a serem realizados por aeronaves Boeing 737-800 e 737 MAX 8, com capacidade para 186 passageiros, para quatro comissários. A redução para três comissários será feita apenas em casos de extrema necessidade para os voos que tiverem no máximo 150 passageiros”, disse em nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/05/Banner-Noticias-1000x325-23-1.jpg

Já a Latam confirmou que protocolou o pedido junto à Anac e que aguarda a manifestação da agência.

Cotação da Gol e da Azul nesta terça (18)

Nesta terça-feira, por volta das 13h (horário de Brasília), as ações da Azul apresentavam queda de 0,16%, cotadas a R$ 25,78.

Já as ações da Gol, no mesmo horário, caíam 1,01%, negociadas a R$ 16,60.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/9f376c7f-planilha-vida-financeira-1.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião