Gleisi será responsável por escolher presidente do Banco do Brasil (BBAS3) e Caixa, diz jornal

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, será a responsável por escolher quem comandará o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal. Conforme apurado pela Folha de S. Paulo, assessores de Lula alegam que a prerrogativa é um modo de compensá-la por não assumir outro cargo no governo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo o jornal, a presidente do PT faz questão de aumentar a participação feminina no governo Lula. Ela ainda se posiciona a favor de que mulheres assumam a presidência do Banco do Brasil e da Caixa.

Alguns nomes foram cotados para assumir esses bancos públicos. Para o Banco do Brasil, os possíveis nomes são a ex-administradora da Petros, Taciana Medeiros; e a executiva do BB Previdência, Ana Cristina de Vasconcelos. A presidente do PT ainda considera a presidente da BrasilPrev, Ângela Beatriz de Assis.

No caso da Caixa, a ex-presidente do banco, Maria Fernanda Coelho, era um nome certo para liderar a instituição, mas ela foi anunciada recentemente como secretária-executiva da Secretaria Executiva da Presidência da República.

Entre as mencionadas para o cargo, está a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Tomé de Oliveira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Nesta quinta-feira (29), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa serão presididos por mulheres, mas sem revelar nomes.

No discurso, o petista disse que “o Banco do Brasil tem 200 anos e nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Pois nós vamos provar que uma mulher pode ser melhor do que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil”.

Cotação do Banco do Brasil nesta quinta

No pregão desta quinta-feira, às 14h32, as ações do BB operavam em queda de 0,63%, a R$ 34,45. Na sessão anterior, os papéis da instituição tinham apresentado alta de 1,79%.

Em dezembro, as ações do Banco do Brasil registram baixa de 1,5%. Apesar disso, no acumulado deste ano, os ativos do BB apresentam valorização de 32,71%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião