Alibaba e Ant, gigantes de tecnologia da China, são alvo dos reguladores

As gigantes da internet chinesas estão na mira dos órgãos reguladores do país. Na última quinta-feira, o responsável pela fiscalização do mercado informou que abriu uma investigação sobre o grupo de e-commerce Alibaba para verificar se a empresa atuou de forma monopolista, criando barreiras para que fornecedores comercializem seus produtos em outras plataformas, segundo o The New York Times.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Hoje, os reguladores financeiros da China determinaram que o Ant Group, braço financeiro do Alibaba, voltasse a focar apenas em pagamentos. Além disso, a China reclamou da “governança problemática” na empresa e pediu que a empresa retifique sua expansão em crédito, gestão de recursos e resseguros.

Ao mesmo tempo em que a China aperta o cerco sobre Alibaba e Ant, Estados Unidos e União Europeia têm atuado para limitar gigantes como Google e Facebook.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com a reportagem, o governo chinês manteve vigilância sobre o que as pessoas fazem nestas plataformas, mas foi menos atuante sobre os negócios das companhias. No entanto, o principal jornal do Partido Comunista Chinês, apoiou os questionamentos ao Alibaba.

“Este é um passo relevante no fortalecimento da regulação contra monopólios na internet”, afirmou um artigo do jornal.

Ações da Alibaba caíram 13% no pregão de quinta-feira

Na última quinta-feira, as ações da Alibaba chegaram a cair 13%. Em resposta, o Alibaba declarou que iria cooperar com os reguladores e que seus negócios operavam normalmente. Já o grupo Ant afirmou que pretende estudar e cumprir todos os requisitos regulatórios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A postura mais firme de Pequim frente às big techs chamou atenção no mês passado, quando as autoridades paralisaram a abertura de capital do grupo Ant, alguns dias antes da estreia.

Na China, Ma é sinônimo de sucesso. O professor de inglês que se tornou um empreendedor da internet é considerado a pessoa mais rica do país. Ele fundou o Alibaba — a coisa mais próxima que a Amazon tem de um competidor equivalente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião