Alckmin diz que Brasil ‘precisa verificar por que tem juros tão altos’

O vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (31) que o governo “quer descobrir” os motivos dos juros tão altos no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

A fala de Alckmin vem em meio às críticas do presidente da República, Lula (PT), ao patamar atual da Selic, em 13,75% ao ano.

Segundo o vice-presidente, um dos objetivos da equipe econômica é reduzir o custo de capital no País.

“Precisamos verificar por que o Brasil tem juros tão altos“, afirmou Alckmin, no evento da posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

“O que justificaria? É imposto? É cunha fiscal? É falta de concorrência? Nos Estados Unidos tem 2 mil bancos. É insegurança econômica? Questão fiscal? Insegurança política? Dificuldade de reaver o crédito? Spread alto? O bom pagador paga pelo mal pagador?”, questionou.

O presidente da Abras, João Galassi, disse durante o evento que “o varejo está sangrando” com a maior taxa de juros real do mundo.

Alckmin avaliou ser necessário agir para reduzir o custo de capital com desburocratização, digitalização e acordos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Alckmin volta a prometer reforma tributária

O vice-presidente destacou que o setor de supermercados foi um dos que mais gerou empregos no Brasil durante a pandemia e prometeu apoio do governo à agenda legislativa do segmento, apresentada nesta terça.

“Contem conosco para ajudar com agenda legislativa. Temos o desafio comum de estimular o emprego e a renda, uma agenda de competitividade importante para o País, com universalização do ensino infantil, escolas em tempo integral e educação técnica e profissional”, afirmou.

Alckmin voltou a dizer que o governo fará uma reforma tributária para simplificar o pagamento de impostos e reduzir os custos de produção. “O nosso foco é emprego e renda, e a população poder consumir mais”, completou.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião