Fundos de Previdência: veja como garantir renda complementar investindo em ações 

Para quem pretende planejar uma boa aposentadoria, existem vários produtos financeiros que investidos por longo prazo podem garantir renda e servir de complemento à previdência pública do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Neste contexto, destacam-se os fundos de previdência em ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/10/SUNOPREV-1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1.png

Esse tipo de fundo é uma modalidade que combina características de fundos de previdência privada com o movimento de investir em ações. A estratégia é aplicar uma parcela significativa dos recursos em papéis de empresas listadas na bolsa de valores. 

“A ideia por trás desses fundos é buscar retornos mais atrativos no longo prazo, aproveitando o potencial de valorização das ações”, explica Thiago Villaschi, gerente de relações com investidores da Suno.

Dessa forma, o gestor busca opções de investimentos que apresentam descontos no preço a mercado, ou potencial sólido de valorização.

Além disso, é possível fazer uma maior diversificação do portfólio ao alocar recursos em papéis de diferentes setores e empresas, mitigando os riscos em comparação com a concentração em ativos de um único tipo. 

O que é um fundo de previdência?

Os fundos de previdência buscam principalmente a complementação da aposentadoria dos investidores, mas pode ajudar a planejar financeiramente o futuro.

Este tipo de fundo de investimento opera com a finalidade de acumular recursos ao longo do tempo, através das contribuições regulares feitas pelos investidores. A frequência de contribuições pode variar de acordo com a política do fundo.

É fundamental compreender as taxas associadas aos fundos de previdência, que podem ser categorizadas em três tipos principais:

  • Taxa de Administração: taxa destinada a cobrir os custos administrativos do fundo. 
  • Taxa de Carregamento: taxa que visa cobrir despesas operacionais e de vendas do fundo
  • Taxa de Saída: ao realizar resgates antecipados, o investidor pode estar sujeito a uma taxa de saída. 
  • Taxa de Performance: taxa aplicada quando o fundo supera determinados benchmarks

Fundos de Previdência em ações 

Os fundos de previdência em ações têm como característica principal o investimentos em papéis de empresas listadas nas bolsas de valores, visando gerar retornos superiores, apesar de serem mais arriscados.

Quando uma empresa se valoriza, o retorno aumenta, contudo, acontece a redução dos rendimentos quando o valor do investimento diminui por fatores do mercado financeiro e econômico. 

O leque de produtos são variados, existem os fundos de ações indexados, que devem possuir, no mínimo, 67% da carteira em rendas variáveis e com ações baseadas no acompanhamento de índices de referência no mercado, como o Ibovespa.

Já os fundos de ações ativos também exigem os 67% aplicados em rendas variáveis, mas são mais flexíveis e não seguem o objetivo de algum índice do mercado.

Quais vantagens em relação a aposentadoria do INSS?

Para Villaschi, uma das principais vantagens que fundos de previdência privada proporcionam é a liberdade do investidor controlar a gestão do seu patrimônio, ao contrário da aposentadoria do INSS, que segue padrões preestabelecidos.  

“O crescimento do déficit dos governos globais em relação a aposentadoria, exige que nós tenhamos que começar a construir uma reserva própria”, alerta o analista. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em 2022, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), foram registrados cerca de R$ 375,3 bilhões de déficit da previdência social.

Dessa forma, os fundos de previdência em ações oferecem maior acumulação de capital, devido a investimentos em ativos com maior rentabilidade. 

No entanto, alerta Villaschi, esses modelos de fundos tem uma maior exposição a riscos de mercado, tendo o investidor buscar balancear a carteira e o horizonte de investimento, de acordo com seu perfil.

Previdência: como escolher o melhor fundo de ações?

Ao escolher um fundo de ações é necessário considerar os seguintes pontos:

  • Objetivos de investimentos: avaliar se as metas de longo prazo do fundo estão de acordo com seus próprios objetivos financeiros.  
  • Perfil de risco: entender o seu perfil de risco e verificar se eles estão de acordo com o fundo.
  • Desempenho passado: analisar o histórico de desempenho do fundo ao longo do tempo, mesmo que o desempenho passado não garanta resultados futuros.
  • Taxas e custos: considerar as taxas de administração e outros custos associados ao fundo, que podem impactar no retorno.
  • Gestão do fundo: avalie a reputação e a experiência da equipe da gestão do fundos de previdência.

Conhece o Suno Prev?

O Suno Ações XP SEG PREV é fundo de previdência recomendado a toda pessoa interessada em ter um plano que não dependa do INSS e da previdência pública.

Gerido pelo time da Suno Asset, os investimentos do fundo passam por rigorosa análise interna sob a gestão do CIO Vitor Duarte, economista e gestor premiado.

Voltado ao investimento de longo prazo, o Suno Previdência ou Suno Prev se baseia nas carteiras recomendadas da Suno Research para a realização dos seus aportes.

Com 85% do patrimônio investido em ações e 15% em Caixa/Renda Fixa, este é um investimento para quem não quer depender do INSS ou de previdências tradicionais que corroem o patrimônio do investidor.

Quer saber mais sobre produto da Suno? Acesse o link. E se quer saber mais sobre fundos de previdência, acompanhe o Suno Notícias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião