Veja 5 vantagens de investir em fundos imobiliários

Em meio aos recentes cortes na taxa Selic, os brasileiros começaram a investir mais em Fundos Imobiliários (FIIs) em busca de um retorno maior do que a renda fixa, e com um pouco mais de segurança do que em ações. Contudo é importante destacar que apesar de algumas pessoas considerarem FIIs como ‘quase renda fixa‘, eles são renda variável, e assim podem ter uma volatilidade um pouco maior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Os fundos imobiliários chegaram no Brasil em 1993. Alguns especialistas do mercado financeiro consideram esse tipo de investimento menos arriscado do que outros, visto que os FIIs costumam ter uma remuneração recorrente e geralmente paga proventos mensais.

Além disso, as pessoas que gostam de investir em imóveis podem ver os FIIs como uma boa alternativa de investimento, uma vez que é possível investir em imóveis através deles e com um valor menor. Isso permite uma maior diversificação em comparação com imóveis físicos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

5 Vantagens de investir em Fundos Imobiliários

Além desses pontos positivos, confira mais cinco vantagens de investir em fundos de investimento imobiliário.

Rendimentos mensais

De acordo a Lei, os FIIs devem pagar aos cotistas, pelo menos, 95% do lucro que eles apuraram no semestre. No entanto, é bem comum que os fundos paguem esses rendimentos mensalmente, o que permite que os cotistas se organizem melhor financeiramente.

Outro ponto positivo, segundo o especialista em fundos imobiliários, Marcos Baroni, da Suno Research, é que o rendimento mensal turbina o seu resultado no longo prazo. “Como o Fundo imobiliário te paga um rendimento mensal, ele te dá a oportunidade de comprar outros ativos que estão com preços mais interessantes, mais atrativos. Então ele turbina o resultado”, explica Baroni.

Isenção de imposto sobre os rendimentos

Para que essa vantagem seja verdadeira para o fundo, ele tem que cumprir três requisitos básicos, como:

  • possuir cotas negociadas apenas na Bolsa ou em mercado de balcão organizado
  • O número mínimo de cotistas é 50
  • Apenas os cotistas com menos de 10% do total de cotas do fundo pode usufruir desse benefício de isenção

Grande parte dos FIIs atualmente atendem a esses pré-requisitos.

No entanto, Baroni lembra que desde que os fundos imobiliários foram isentos que se fala no fim da isenção. “É algo que fica no limite do que é positivo e do que é negativo. Para alguns é negativo, pois sempre terá esse fantasma andando”.

Mas para o especialista, a isenção é “a cereja do bolo”. O bolo, por sua vez, “continua sendo muito bom, que é investir em Fundos Imobiliários diretamente”.

Liquidez maior do que os imóveis físicos

Investir em FIIs não é melhor nem pior do que investir em imóveis físicos, são apenas maneiras diferentes de aplicar o dinheiro.

Contudo, em uma situação em que o proprietário de um imóvel precise de dinheiro rapidamente, é possível que ele demore mais para vender seu imóvel do que se fosse vender cotas de FIIs.

Os fundos de investimento imobiliário têm uma média líquida diária de negociação de aproximadamente R$ 250 milhões. Frente a isso, o especialista da Suno Research cita que não é tão difícil vender o equivalente a R$ 500 mil se o investidor tiver uma carteira bem diversificada, “e dois dias depois o dinheiro estaria na sua conta”.

Já para um imóvel físico, é comum ficar esperando semanas ou meses até que o bem seja vendido, sem contar com de toda a burocracia envolvida no processo.

Bons inquilinos

Em geral, os FIIs têm bons inquilinos pois são imóveis de alta complexidade e alto desempenho.

Esses inquilinos podem ser grandes empresas que apresentam uma baixa probabilidade de inadimplência. Ademais nenhuma grande empresa gostaria de ter seu nome relacionado à inadimplência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Os FIIs também contam com gestão profissional, que já ajuda o investidor a dormir melhor à noite, uma vez que ele não tem que se preocupar com questões como se o inquilino pagou ou não o aluguel;  renegociação com os locatários; em que região é melhor para se comprar uma propriedade; entre outros.

Não pode operar opções

O fato de não ser possível operar opções deixa os Fundos Imobiliários com menor volatilidade. Hoje em dia, é possível fazer aluguel de cotas, mas não é possível operar derivativos.

No entanto, para Baroni, se imaginarmos que a indústria de FIIs ainda vai crescer bastante ao longo do tempo, é possível que em algum momento tenham derivativos, opções em Fundos Imobiliários.

Investindo em fundos imobiliários com cuidado

Antes de qualquer investimento em ações ou fundos imobiliários é importante ressaltar que quitar as dívidas e fazer uma reserva de emergência deve sempre ser a prioridade. Os analistas da SUNO Research sempre salientam que é necessário antes poupar dinheiro para depois investir, e nunca se endividar para investir ou investir endividado. Esta matéria não é uma recomendação de investimento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião