Ford omite informações financeiras e decepciona investidores

A Ford projeta um lucro líquido mais fraco que o esperado no quarto trimestre. A montadora disse nesta quarta (16) que tarifas podem afetar o resultado deste ano em aproximadamente US$ 700 milhões.

O anúncio pesou sobre as ações da Ford. Além disso, a montadora decepcionou investidores ao não divulgar números das operações. A omissão pode ser recebido negativamente por esse público. A companhia se limitou a dizer que pode ver melhora no lucro e na receita em 2019, embora as vendas globais da indústria sigam estáveis.

Saiba mais: Ford e Volkswagen cancelam anúncio de parceria

“A paciência do investidor deve ser testada mais hoje após a Ford basicamente dizer ‘adivinhe’ para a comunidade financeira em relação a um guidance financeiro específico”, disseram analistas da Evercore ISI em nota enviada ao mercado.

A falta de informações da companhia vai além. A ausência de detalhes acerca do lucro para este ano pode indicar que a empresa não tem visibilidade sobre o mercado ou os problemas que venha a enfrentar, segundo Joseph Spak, analista da RBC Capital Markets.

“A falta de um intervalo formal deve levar a mais dispersão de estimativas e expectativas, tornando mais desafiador para atingir as expectativas do investidor”, afirmou Spak. “Isso pode adicionar dificuldades para os esforços da Ford para construir confiança de mercado em um plano de recuperação”.

GM estima lucros maiores e Ford vê potencial

A rival General Motors informou na semana passada que estimava lucros maiores em 2019. A companhia sinalizou um intervalo mais forte ao que antecipavam analistas de Wall Street.

O diretor financeiro da Ford, Bob Shanks, disse que a montadora vê potencial para receita, fluxo de caixa operacional e lucro operacional mais altos em 2019. No entanto, ele também declarou que a instabilidade em torno das políticas comerciais dos Estados Unidos pode afetar o desempenho da montadora. Além disso, mencionou o Brexit como fonte de incertezas para a Ford, já que ela é a maior vendedora de automóveis na Grã-Bretanha.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião