Ford (FDMO34) quer ‘eletrizar’ toda a frota europeia até 2030

A Ford (FDMO34) anunciou, na manhã desta quarta-feira (17), que investirá US$ 1 bilhão em uma nova fábrica de veículos elétricos em Colônia, na Alemanha. Com isso, a companhia quer dar mais um passo na criação de uma ampla frota de veículos elétricos na Europa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Em comunicado, a Ford afirmou que toda a sua gama de veículos de passageiros na Europa seria “capaz de emissões zero, totalmente elétricos ou híbridos plug-in” em meados de 2026, chegando a uma frota “totalmente elétrica” ​​em 2030.

O investimento na fábrica alemã será realizado sobre uma planta já existente, que será voltada apenas para veículos elétricos.

“Nossa iniciativa de transformar nossas instalações de Colônia, a casa de nossas operações na Alemanha por 90 anos, é um dos mais significativos que a Ford fez em mais de uma geração”, afirmou Stuart Rowley, CEO da companhia na Europa, em nota.

“Isso destaca nosso compromisso com a Europa e um futuro moderno com veículos elétricos no centro de nossa estratégia de crescimento”, complementou. Quanto aos veículos comerciais, a Ford quer fazer com que toda a frota se torne capaz de zerar as emissões, e seja totalmente híbrida ou elétrica, até 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ford entra na fila para fazer frente à Tesla

A Ford não é a primeira — e certamente não será a última — das grandes montadoras que procuram remodelar suas operações para entrar no mercado de veículos elétricos, atualmente dominado pela Tesla (TSLA34).

No início desta semana, a Jaguar Land Rover duisse que a marca Jaguar se tornará totalmente elétrica em 2025. Além disso, o segmento Land Rover lançará seis “variantes puramente elétricas” no próximo cinco anos.

A montadora sul-coreana Kia lançará seu primeiro veículo totalmente elétrico neste ano. A Volkswagen, por sua vez, está investindo US$ 42,27 bilhões em veículos elétricos a bateria e afirma que lançará aproximadamente 70 modelos elétricos até 2030.

O movimento das grandes empresas do setor, como a Ford, ocorre em consonância aos projetos de governos mundo afora que querem abandonar os veículos a diesel e gasolina. As iniciativas corporativas devem ser aceleradas para alcançar a montadora de Elon Musk, que opera nesse modelo como seu core business.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião